> > > Casa do Lago

Casa do Lago

Casa do Lago
O clima agradável do interior despertou o interesse de um grupo de amigos para construir uma morada moderna e aconchegante para suas famílias Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Para reunir a família

Um convívio agradável entre as famílias! Era isso que um grupo de amigos tanto desejava. Assim, convidaram o escritório Felipe Caboclo Arquitetura para projetar a Casa do Lago – localizada na cidade de Porto Feliz (SP).

“A morada busca resgatar a estética modernista com uma abordagem mais humana, valorizando o indivíduo e suas particularidades”, conta o arquiteto André Felipe Nascimento.

Layout fluido

A residência tem mais de 600 m² com ambientes organizados em um único nível: o térreo. O projeto explorou os volumes com orientações verticais e horizontais, tirando proveito do extenso terreno com paisagem privilegiada. No primeiro volume fica o bloco social, constituído pelas salas de estar e jantar e a cozinha. À frente está a extensa área de lazer. No segundo volume, cinco suítes, também orientadas à piscina.

A madeira modernizou os ambientes Foto: Leonardo Finotti 

A natureza está por todos os lados! Os espaços abertos e integrados recebem iluminação e ventilação naturais. Além disso, os arquitetos exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos. A comunicação entre os ambientes torna o projeto mais agradável, além de trazer a dinâmica e o conforto necessário para uma circulação mais fluida.

No projeto de interior da residência, o escritório buscou modernizar os espaços, oferecendo uma sensação de aconchego que combina com o clima interiorano. 

Leveza e transparência

A madeira foi uma opção chave na concepção do projeto. Ela reveste os volumes e contribuiu para o aquecimento dos espaços do terraço, mantendo o conforto térmico dentro da residência. Os caixilhos de vidro correm por dentro das caixas de madeira, garantindo grandes vãos e ambientes expandidos. E as vigas metálicas possibilitam balanços que funcionam como uma projeção do corpo da casa.

Elemento principal da residência, o telhado borboleta marca a forte ligação entre a arquitetura modernista e arquitetura contemporânea.


Escritório

Felipe Caboclo Arquitetura4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 2.760
Área construída: 607

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo