> > > Casa ZB

Casa ZB

Casa ZB
Partindo da belíssima paisagem da cidade Jaraguá do Sul (SC), a Casa ZB foi implantada em um platô natural e inspirada na arquitetura moderna brasileira, trazendo linhas retas e formas simples Foto/Imagem:Alexandre Zelinski

Linhas retas em concreto

Em um terreno de 1.400 m² e com grande inclinação, a Casa ZB foi concebida pelo escritório PJV Arquitetura. Com base no pedido dos proprietários, a residência deveria ser ampla, confortável, moderna e diferente. Além disso, o projeto deveria valorizar a paisagem da cidade onde está situada, Jaraguá do Sul (SC).

O terreno, que já era bastante acidentado, contava com um platô natural que foi escolhido para implantação do terreno. O pavimento da garagem está localizado em nível intermediário, e faz a conexão entre a cidade e o espaço privado – a 6 metros de altura em relação ao nível da rua.

Projeto arquitetônico

O programa foi organizado em aproximadamente 500 m² e dividido em três pavimentos. A três metros da rua está o primeiro, que dispõem de garagem, depósito, hall e elevador. No segundo, concentram-se as áreas sociais, como sala de TV, sala de jantar, cozinha, área gourmet com churrasqueira e sinuca. Escritório, dormitórios e sala íntima foram deixados para o terceiro andar.

Os cômodos olham para a fachada norte da residência Foto: Alexandre Zelinski

A entrada da casa se dá pela fachada leste. Todos os ambientes, inclusive a piscina, foram dispostos para a fachada norte, que é para onde a paisagem da cidade se abre. Em forma de grelha, o brise soleil de concreto aparente tem presença marcante na composição do projeto e protege os espaços internos da exposição excessiva à luz e ao calor.

Inspirada na arquitetura moderna brasileira, as linhas retas e formas simples definem a principal característica da edificação. O concreto aparente está presente em diversos ambientes, como nos pilotis da área de convívio, nos pergolados da área externa, nas vigas e pilares da sala de estar, no teto da garagem, e nos muros e brises na sala de estar.

Diferenciais

Aderindo à sustentabilidade, grandes painéis de vidro permitem a entrada de luz natural em quase todos os ambientes da casa, tornando a iluminação artificial pouco necessária. A ventilação cruzada também acontece, gerando conforto térmico em quase todas as partes da edificação.

Pedra portuguesa, aço inox, vidros e esquadrias em pvc também ganharam seu espaço na construção. O fechamento da área social se dá por meio das portas deslizantes com caixilhos em PVC e vidros laminados, garantindo a integração entre ambiente interno e externo.


novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo