> > > Casa de Fazenda

Casa de Fazenda

Casa de Fazenda
Projetada pelo escritório InTown Arquitetura e Construção, a Casa de Fazenda é totalmente voltada para os bosques de Areal, município do Rio de Janeiro. Seu desenho contemporâneo com decoração minimalista flutua sobre a paisagem de forma sutil e integrada Foto/Imagem:Denilson Machado

Casa sobre bosques

A Casa de Fazenda está localizada no município de Areal, região serrana do Rio de Janeiro (RJ). Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório InTown Arquitetura e Construção, que criou uma morada confortável e totalmente integrada com o entorno. Os moradores queriam um lar de desenho contemporâneo com decoração minimalista. Os materiais predominantes, como concreto, vidro, pedra e aço, conferem um estilo brutalista e são de fácil manutenção.

Os arquitetos Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz explicam que a residência foi originalmente construída em estilo colonial e a casa principal ficava ao lado de um lago artificial na parte inferior do lote e coberta por bosques. “Durante nossa primeira visita, sugerimos implantar a nova estrutura no topo da montanha, para que de qualquer lugar fosse possível admirar toda a extensão. Organizamos o programa em um andar, mas com três níveis diferentes que separam a área social do setor de serviço e da parte privada”, comentam.

Construção em desnível

O grande desnível do terreno foi uma das dificuldades enfrentadas durante as obras. No primeiro momento, os profissionais queriam construir a Casa de Fazenda na cota 0.00, porém, o volume ficaria baixo em relação à rua de acesso e seria possível enxergar toda a laje técnica e seus equipamentos.

O resultado foi subir a estrutura para a cota 1.5 metro acima da entrada, o que levou a um novo andar sob a casa. Esse espaço foi útil durante a execução, para a passagem de todas as instalações e para a construção do espaço de bombas da piscina, instalação das caixas d´água e máquinas VRF. Após a entrega, a manutenção se tornou mais fácil, pois ficou tudo aberto e visível nesse subsolo.

A sala de estar foi projetada com grandes proporções para receber os amigos e familiares que chegam para passar o dia Foto: Denilson Machado

Do lado de fora, o projeto paisagístico tira vantagem da vegetação natural do terreno. Na área de lazer, a piscina é um dos diferenciais. Possui uma grande raia, um deck molhado mais raso e uma área de hidromassagem.

Bastante ampla, a sala de estar foi concebida para favorecer a visita de amigos e familiares. Completam o programa quatro suítes, uma cozinha fechada, uma gourmet, sala de ginástica, spa com sauna e banheiro, um lavabo, duas dependências de serviços, canil, garagem para seis carros, sala com equipamentos tecnológicos e mais um cômodo com a central de segurança.

Materialidade bruta

Toda a cobertura foi concretada utilizando-se vermiculita no traço, material isolante térmico e acústico. Ao mesmo tempo que foram projetadas grandes esquadrias de alumínio e vidro que abrem a casa toda, propiciando ventilação e iluminação naturais, foram feitas claraboias nos banheiros para suprir a falta da ventilação e iluminação natural, tendo em vista que todos estão dispostos no meio da casa, não dispondo de janelas.

A opção pela estrutura metálica foi um ponto forte do projeto, que acelerou a construção e foi a grande “cartada” para o cumprimento do prazo recorde – auxiliada pelo uso de materiais como concreto, vidro, pedra e aço. “Usamos materiais em seu estado bruto e os deixamos aparentes de forma a facilitar a manutenção e uma eventual reposição”, concluem os arquitetos.

Veja mais projetos de casas com materiais brutos na Galeria da Arquitetura:

Residência RFC, por Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Casa LL, por Dayala+Rafael Arquitetura

Casa ML, por Plareng


Escritório

InTown Arquitetura e Construção3 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 1.500
Área construída: 850

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo