> > > Apartamento Tavarua

Apartamento Tavarua

Apartamento Tavarua
Assinada por Fernanda Marques, a reforma do Apartamento Tavarua transmite a essência dos moradores de forma sutil, trazendo mais personalidade aos ambientes Foto/Imagem:Fernando Guerra

Design nobre e minimalista

Minimalista em cada detalhe, o Apartamento Tavarua é um dúplex de 600 m² que foi inteiramente redecorado pela arquiteta Fernanda Marques para um jovem casal e seus dois filhos. Ela buscou trazer maior amplitude e integração à morada, tendo como pano de fundo o vibrante skyline da cidade de São Paulo (SP). “O objetivo do projeto foi ajudar os moradores a desfrutar de momentos únicos a cada dia”, descreve a profissional.

Ambientes bem iluminados

No primeiro nível estão as áreas íntimas, as suítes do casal e dos filhos, além do home kids. Já no andar superior se encontra o ponto de encontro da casa, onde foram organizadas as áreas sociais, uma enorme cozinha e um amplo espaço gourmet, o living – composto por setores que podem ser usados para relaxamento e refeições – e o home theater.

Como os proprietários queriam ‘viver em meio a muita luz’, a luminosidade teve um papel essencial no projeto. Para implementar esse desejo, a arquiteta adotou superfícies refletoras e transparentes por quase todos os ambientes, ampliando ao máximo as condições de luminosidade nos dois níveis da habitação. Os materiais predominantes foram madeira e mármore, e as cores sempre próximas ao cru. "Quanto mais próximos do natural, maior a qualidade sensorial da materialidade", afirma Marques.

Por todo o apartamento espaços se sucedem de forma harmônica, sem grandes rupturas Foto: Fernando Guerra

Design minimalista

Por todo o apartamento espaços se sucedem de forma harmônica, sem grandes rupturas. Os moradores deixaram explícita a vontade de viver em meio a ambientes suaves, que transmitissem leveza. No mobiliário foram combinadas peças contemporâneas e vintages, criando focos pontuais no design. – tal como acontece no núcleo que concentra mesa de jantar e pendente escultórico.

As obras de arte do acervo particular permeiam os ambientes e trazem um estilo particular à atmosfera – peças assinadas por Gabriela Costa, Ricardo Rendon, Arthur Lescher e Angelo Venosa são alguns dos destaques.

Amantes declarados do surf, os moradores quiseram usar um item único e uma das relíquias familiares na decoração, uma prancha feita especialmente para o proprietário, pelo mítico shaper havaiano Dick Brewer. A peça ocupa lugar de destaque na decoração da escada.

No andar superior, com exceção do pendente sobre a mesa, as condições construtivas não permitiram a utilização de luminárias técnicas, e levaram a arquiteta a optar por equipamentos de piso. "O resultado superou minhas expectativas. Adoro o efeito produzido nas paredes verdes e nos painéis ripados em carvalho americano quando iluminados", conclui Marques.

Veja mais projetos de apartamentos na Galeria da Arquitetura:

Loft Diego, por Arquitetura Nacional

Apartamento dos Painéis Verdes, por Casa 100 Arquitetura

Apartamento Carmona Paz, por SUCRA Arquitetura + Design


Escritório

Fernanda Marques Arquitetos Associados7 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 600

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo