> > > House on an Island

House on an Island

House on an Island
A House on an Island está à frente da ilha Skåtøy, que fica ao sul da Noruega. Os arquitetos buscaram orientar todos os ambientes para a belíssima paisagem ao redor Foto/Imagem:Ivar Kvaal

Refúgio entre rochas

Situada na ilha Skåtøy, que fica na costa sul da Noruega, a morada de apenas 70 m² foi construída pelo escritório de arquitetura Atelier Oslo. O pedido principal dos moradores – um casal de artistas – foi a construção de uma residência para contemplação da extraordinária paisagem.

O projeto foi construído no alto de rochas suaves com declive em direção ao mar da Noruega. A entrada foge do habitual: ela acontece pela parte posterior. “Você entra pela parte de trás da casa, caminhando ao longo de uma pequena colina”, explica o arquiteto Nils Ole.

Uma escada de concreto fixada sobre as rochas leva para a fachada principal da House on an Island. Essa sequência de transição, do interior para o exterior, conecta os moradores à ilha.

Topografia

A topografia do terreno foi estudada para trazer a rusticidade das rochas para os ambientes, como se vê no piso e estruturas internas que são de concreto aparente. Os pisos em diferentes níveis se conectam à superfície original do terreno, integrando os ambientes e criando uma variedade de espaços ao ar livre.

Da varanda é possível contemplar a belíssima vista da ilha Foto: Ivar Kvaal

Transparência

O cenário externo faz parte da arquitetura. A casa é completamente envidraçada e sustentada por estruturas de madeira, afinal, o objetivo era alcançar a transparência e a total integração dos moradores com a natureza.

Uma estrutura leve de madeira cobre a casa e, ainda, filtra a luz solar direta. Além disso, sua profundidade cria um jogo de sombras ao longo do dia. Com atmosfera calma, a sensação é de estar debaixo de uma árvore.

Um pequeno anexo delimita o espaço para o edifício vizinho. Além disso, a área recebeu uma cobertura de madeira para que seus proprietários pudessem ter um momento de lazer contemplando a natureza. Toda a madeira exterior é kebony, sendo especialmente tratada termicamente e não requer manutenção.

Os arquitetos aproveitaram o concreto aparente para construir o mobiliário, como a bancada da cozinha, a estrutura do sofá e a lareira.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Orum Residence, por SPF: architects

Canal House, por studio mk27

Casa em Messines, por Vítor Vilhena Arquitectura


Escritório

Vítor Vilhena Arquitectura2 projeto(s)

Local: OS, Noruega
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 700
Área construída: 70

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo