> > > Casa V

Casa V

Casa V
A Casa V está localizada dentro da famosa floresta de San Simón el Alto, no Estado do México. Construída pelo escritório xamploo, ela possui um contato sutil e ao mesmo imponente com a natureza que a rodeia Foto/Imagem:Camila Cossio

Abraçada pelas montanhas

A Casa V foi projetada pelo escritório xamploo de forma sutil, para que seu volume se tornasse parte da natureza que a envolve. “A residência está localizada num terreno dentro da famosa floresta de San Simón el Alto, no Estado do México, e foi concebida para que seus moradores desfrutassem dos arredores”, revela o arquiteto Esteban Sepúlveda.

O céu azul e as montanhas que permeiam a região foram pontos predominantes para a construção e influenciaram diretamente no design e no estilo da morada. Devido ao cenário circundante, os proprietários desejavam que a paisagem invadisse completamente o interior; para isso, todos os ambientes receberam amplas aberturas e grandes janelas envidraçadas.

Blocos interligados

A Casa V foi organizada em dois volumes, um para as áreas sociais e outro para áreas privadas. Para que ambos se interligassem e fossem flexíveis (a pedidos dos clientes), há um jardim central que, além de permitir a entrada de iluminação natural na parte de trás dos blocos, libera uma bela vista a quem transitar de um espaço a outro.

No primeiro pavimento estão os espaços sociais: cozinha, salas de estar e jantar e um terraço com pé-direito duplo Foto: Camila Cossio

O primeiro pavimento recebeu os espaços sociais – cozinha, salas de estar e jantar e um terraço com pé-direito duplo. Todos os ambientes nessa parte da residência são integrados e receberam poucas paredes. De uma ponta a outra, é possível vislumbrar o verde do lado de fora, tanto das árvores da frente do terreno quanto das montanhas dos fundos.

O segundo bloco, onde foram dispostas as áreas privadas, conta com três dormitórios e a suíte máster, localizada num nível superior. “Para esse quarto, construímos um telhado com claraboia acima das escadas que levam para ele. O teto foi desenhado de forma triangular para unir a residência num único bloco”, explica o arquiteto.

Materiais locais

A casa foi projetada de maneira simples e com materiais locais – madeira e tijolo. O bloco social permite aos moradores diversas possibilidades de uso, e eles podem abrir e fechar as janelas para regular a temperatura interna dos ambientes.

As fachadas foram revestidas de madeira, tomando como inspiração as construções vizinhas. Devido ao leve declive do terreno, quem está no interior tem a impressão que os terraços parecem flutuar em direção às árvores.

Veja mais casas envolvidas pela paisagem na Galeria da Arquitetura:

Refúgio Bocaina, por Bruschini Arquitetura

Casa Moenda, por Felipe Rodrigues Arquiteto

Casa em Afife, por Guilherme Machado Vaz


Escritório

xamploo1 projeto(s)

Local: CI, México
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 284

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo