> > > Casa Kaleidos

Casa Kaleidos

Casa Kaleidos
O escritório Taller Estilo Arquitectura teve o desafio de anexar uma estrutura moderna junto à uma construção dos anos 70, ambas em um terreno estreito Foto/Imagem:David Cervera

Nova proposta para a antiga estrutura


Como criar uma morada isolada, confortável, funcional e fora do comum em um lote com dimensões de 4 x 69 metros? Foi essa pergunta que os arquitetos do escritório mexicano Taller Estilo Arquitectura se fizeram quando foram convidados para projetar a Casa Kaleidos, localizada em Mérida, Yucatán (México).

No estreito lote já havia uma estrutura construída nos anos 70, que foi mantida e incorporada ao novo projeto. “Dado que a materialidade do projeto foi um fator determinante para a imagem final, decidimos definir claramente os dois períodos através de seus materiais”, comenta o arquiteto Carlos Canto Trujillo.

A nova morada nasceu como um lar único e contemporâneo, cheio de surpresas e sensações espaciais que tornam o dia a dia mais prazeroso, apesar das dimensões particulares.

Nova proposta para a antiga estrutura

O trunfo da morada é a descoberta dos espaços através do caminho que, de acordo com Trujillo, toma os visitantes pela mão. ‘’É possível ir descobrindo a casa lentamente, acompanhando as mudanças através de materiais, escala, iluminação e transições entre interior e exterior.”

 

A parte térrea – mais antiga – recebeu as áreas de convívio que se dividem em dois espaços claramente delimitados (sala de estar e cozinha). As duas áreas principais de diferentes épocas estão ligadas através de um pátio semifechado que serve como uma transição entre as duas zonas.

Já a nova estrutura torna-se uma caixa interior monolítica com apenas uma perfuração semicircular estrategicamente posicionada para introduzir iluminação e ventilação natural. No mezanino estão os três quartos da residência.

Dentro da casa não há qualquer tipo de separação. Apenas os espaços privados foram delimitados com paredes de vidro reflexivo.

Como em um caleidoscópio, essas paredes ajudam a criar um jogo infinito de reflexões que variam ao longo do dia, graças à luz e à sombra proporcionadas pela perfuração semicircular localizado no jardim interior e escadaria escultural para acessar a área privada.

Nos revestimentos, o destaque fica para as paredes e tetos, que são polidos como o piso de concreto cinza do piso térreo.


Escritório

Taller Estilo Arquitectura3 projeto(s)

Local: YU, México

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo