> > > Residência Sabará

Residência Sabará

Residência Sabará
A Residência Sabará foi desenhada pelo arquiteto Lucas Padovani para receber a sua família. O lote com uma majestosa jabuticabeira norteou e deu nome ao projeto arquitetônico Foto/Imagem:Evelyn Muller

Casa com alma brasileira


O arquiteto Lucas Padovani, do escritório Padovani Arquitetos, optou por uma volumetria clara, limpa e objetiva na hora de construir a casa em que vive com sua família, em um condomínio fechado de Campinas, interior de São Paulo.

Com 300 m², a morada é compacta e funcional e foi construída sob as premissas de economia de recursos e materiais, construção ágil (10 meses), integração com o paisagismo e efeitos de iluminação natural. “A Residência Sabará possui arquitetura com alma brasileira”, define Padovani.

A Residência Sabará possui arquitetura com alma brasileiraLucas Padovani

Processo construtivo

Uma das vontades, visto o lote, era que as perspectivas panorâmicas do terreno fossem potencializadas, apesar da sua metragem de 350 m². “Para otimizar de forma inteligente a implantação em um terreno compacto, o projeto tira partido da legislação que permite encostar a construção nas laterais do lote”. Com isto ganhou-se área externa ao fundo e surgiu a ideia de aproveitar a cobertura para criar uma área de lazer panorâmica, com spa, deck e sauna.

A área fez com que o sistema estrutural fosse otimizado. “Adotamos a execução em alvenaria estrutural, minimizando pilares e vilas e favorecendo grandes vãos. As alvenarias externas já serviram como apoio das lajes que vencem o vão de 8 m do bloco principal”, explica Lucas.

No pavimento térreo está setorizada a ala de serviços e lazer (lavanderia, cozinha, varanda gourmet e vestiário), revestida em pedra madeira natural e que cruza todo o canto esquerdo do terreno no sentido longitudinal, criando um fluxo contínuo e organizado para essas funções importantes do dia a dia.

A jabuticabeira já estava no terreno quando ele foi comprado e todo o programa da casa foi desenhado para acompanhá-la  Foto: Evelyn Muller

Já do lado direito estão duas empenas marcadas com revestimento cimentício, que criam elemento de apoio para o bloco superior dos dormitórios – os quais podem se abrir para frente ou para o fundo do lote graças aos grandes painéis de correr de madeira cumaru ripada.

Sob este bloco estão a sala de estar e jantar completamente abertas para uma exuberante jabuticabeira Sabará – daí o nome da morada – que reina no jardim. “Essa árvore já estava no lote e todo o projeto foi desenvolvido para abraçá-la.” Junto a ela, o paisagista Alexandre Furcolin criou uma praça com banco em gabião de pedra de chão, fazendo do jardim o espaço de maior convívio da família.

Ambientes lado a lado

A disposição de todos os ambientes foi feita para otimizar a área do lote, como a cozinha e a sala que podem ser completamente integradas por meio de um grande painel de correr em madeira cumuraru ripada.

O mesmo acontece com o pé-direito duplo do átrio central, que abriga uma escada e um jardim tropical, e conecta todos os espaços de circulação da residência. “Por meio deste importante elemento central, os pavimentos da casa se integram internamente e integram também a família no dia a dia.”

De acordo com Lucas, os materiais mais utilizados foram a madeira (cumaru), a pedra (madeira) e o concreto. “Eles completam uma trilogia que se repete com sucesso no repertório do escritório, além do vidro em generosas aberturas”, finaliza.

Veja outras residências com nomes de árvores na Galeria da Arquitetura:

Casa do Ipê, do Henrique Mendes

Casa da Figueira, do escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura

Casa Pitangueira, do escritório Steck Arquitetura


Escritório

Padovani Arquitetos9 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área do terreno: 350
Área construída: 300

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo