> > > Miagui Imagevertising

Miagui Imagevertising

Miagui Imagevertising
Os diretores da Agência Miagui convidaram o escritório Bruta Arquitetura para desenvolver o projeto de interiores da nova sede, que deveria ser mais ampla e descontraída, favorecendo o trabalho criativo e a troca de ideias Foto/Imagem:Cristiano Bauce

Incubadora de ideias


A Miagui Imagevertising é uma produtora especializada em imagens publicitárias. De um tempo para cá, seu quadro de colaboradores cresceu e a empresa teve que migrar para uma edificação de 277 m² no bairro Boa Vista, zona norte de Porto Alegre (RS). Embora repleto de características industriais, o espaço ainda estava muito ‘cru’ para receber a produtora, por isso seus proprietários decidiram convidar o Bruta Arquitetura para assinar o novo projeto de interiores.

“Nosso projeto vai ao encontro da cultura criativa da empresa, onde as pessoas têm espaços fluidos de convívio em ambientes mais descontraídos”, conta Bruna Caldas, arquiteta titular do escritório. “Acreditamos que o ambiente de trabalho é uma componente-chave para envolver, motivar e inspirar a equipe. O design aproxima as pessoas”, acrescenta.

Layout divertido

Segundo Caldas, o layout foi planejado de forma a promover encontros e incentivar a troca entre a equipe. Por isso, a estrutura dos três andares foi pensada para ser menos formal, sem espaços segmentados e divisões claras.

Já no acesso principal, o visitante/colaborador se depara com um jardim vertical, que serve de pano de fundo para a logomarca em neon e ‘esconde’ a sala de reuniões que fica logo atrás. Essa, por sua vez, é desenhada em ripas de madeira que podem permanecer fechadas ou se abrir completamente, integrando a sala ao ambiente da copa e sacada - utilizada para momentos de integração. “As reuniões são feitas em locais mais descontraídos/informais, e o convívio e a troca de informações da equipe estão melhores”, justifica Caldas.

Construído com estrutura metálica, o mezanino fica logo acima e foi projetado para aumentar a área interna. Nesse andar também está a sala do diretor criativo, fechada com portas de correr, que podem se abrir para a sala de descanso logo a frente. Como alternativa para cobrir o vão que ficaria no resto do andar, os arquitetos instalaram uma rede de descanso que diverte e acolhe os colaboradores nos momentos livres – mais um ponto para a criatividade.

A rede foi colocada para cobrir o vão que ficaria no resto do mezanino Foto: Cristiano Bauce

No último andar o ambiente é mais sóbrio e predominam cores claras e estações de trabalho convencionais. Em pontos estratégicos foram colocadas hortaliças. “A inovação acontece onde existe a conexão mais densa de ideias. Por esta razão, o núcleo de produção está no mesmo andar, para que a comunicação seja rápida e eficiente.”

Características industriais

Como o prédio já possuía uma estrutura industrial, os arquitetos decidiram explorar essas características. “Foram utilizadas estrutura metálica, vigas e infraestrutura aparentes. Fizemos o equilíbrio entre materiais áridos e aconchegantes para gerar uma atmosfera agradável e inusitada”, comenta Caldas. Os móveis e objetos de decoração ganharam corpo com madeira e ferro na cor natural.

Um dos elementos mais marcantes da agência são os canos de cobre que deram forma a uma luminária escultural, que nasce no primeiro andar e percorre até o último. “A ideia era criar um elemento com pontos de luz, quadros e trabalhos realizados pela empresa”, conta a arquiteta.

Os outros elementos de iluminação também receberam atenção especial. Nas mesas as luminárias foram desenhadas em madeira, com luz direta e indireta. Já a sala de reunião recebeu perfis de LED inseridos no painel ripado de madeira, criando um jogo de luz interessante.

Veja outros escritórios nada convencionais na Galeria da Arquitetura:

Cubo, do Pitá Arquitetura

Linkedin, do DM/AM

Sede da 99, do Athié Wohnrath


Escritório

Bruta Arquitetura2 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 227

Tipo de obra:
Agências de publicidade
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo