> > > Botanique. Café Bar Plantas

Botanique. Café Bar Plantas

Botanique. Café Bar Plantas
A Botanique. Café Bar Plantas é sinônimo de charme e aconchego. Seu projeto, assinado pelo Moca Arquitetura, reúne três estabelecimentos num só espaço Foto/Imagem:Eduardo Macarios

Drinks, cafés e plantas

Ao caminhar pela rua Brigadeiro Franco, no centro de Curitiba (PR), é quase impossível não notar a charmosa fachada azul que se encontra na altura do número 1.193. É ali que está localizada a Botanique. Café Bar Plantas, reduto dos amantes de bons drinks, café quentinho e variedade de plantas. Reformado em 2017 pelo escritório Moca Arquitetura, o projeto é conhecido por seu eclético acervo e originalidade.

As sócias Juliana Girardi, Patrícia Bandeira e Patrícia Belz convidaram as arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo para a repaginação do estabelecimento, que deveria reunir todas as suas paixões num único espaço.

Parceria de sucesso

A idealização deste projeto começou quando Patrícia Belz decidiu agregar um café à sua antiga loja de plantas, a Borealis – localizada no térreo de um edifício de 1950, mesmo espaço que foi adaptado para receber a Botanique. Café Bar Plantas.

Belz publicou em sua rede social que procurava uma parceria para montar um café. Foi então que Patrícia Bandeira – proprietária do Negrita Bar, bar-restaurante latino famoso na região –, se interessou e chamou a jornalista Juliana Girardi, que compartilhava da mesma vontade, para embarcar nessa aventura.

“As proprietárias tinham várias referências, inclusive do uso de cores fortes. A ideia era criar um ambiente que transmitisse aconchego, como casa de vó”, mencionam as arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo.

Ao longo de todo o trabalho o Moca Arquitetura trabalhou em parceria e total sintonia com as três sócias-proprietárias, que inclusive ajudaram a pintar paredes e a reformar diversos móveis.

Algumas das paredes estruturais, existentes no espaço, não podiam ser retiradas. Com isso mantiveram antigas estruturas de portas e as cortaram ao meio para criar uma estante do lado da loja de plantas Foto: Eduardo Macarios

Fachada charmosa e interior aconchegante

A fachada recebeu pintura azul e um gracioso jardim vertical. Um letreiro em neon com o nome do estabelecimento convida os clientes a entrar nesse universo lúdico e eclético.

Embora reunidos no mesmo espaço, os três estabelecimentos – café, bar e loja de plantas – conservam sua personalidade e identidade. As arquitetas precisaram traçar um projeto de interiores que abraçasse todos os programas e criasse um ambiente aconchegante, tomado por cores, plantas e mobiliário garimpado. Alcançar harmonia entre a grande diversidade de produtos à venda foi o ponto de partida para o design da Botanique.

“A intenção era transmitir ao cliente uma sensação de pertencimento ao local usando cenas e objetos que o envolvesse num lugar de conforto”, refletem Sikorski e Azevedo.

O projeto de interiores seguiu o termo tropical destroyer. Os materiais foram reaproveitados em quase todas as áreas, como alguns móveis que vieram de herança afetiva das proprietárias. Já as janelas, divisórias, pias e estruturas foram itens comprados em demolidoras.

As plantinhas da loja Borealis são as protagonistas – além de estarem à venda, são ótimas na decoração, pois criam um ambiente natural.

Por fim, as peças de iluminação foram desenhadas e executadas pelo escritório de arquitetura.

Veja mais projetos de uso misto na Galeria da Arquitetura:

Soul Café + Coworking, por Pietro Terlizzi Arquitetura

Casa-Ateliê da Vila Charlote, por grupoDEArquitetura

Atelier Gael, por Estudio Moirë Arquitectura


Escritório

Moca Arquitetura1 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 170

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo