> > > Casa Joazeiro

Casa Joazeiro

Casa Joazeiro
De autoria do escritório Cupertino Arquitetura, a Casa Joazeiro se destaca pelo programa invertido: é voltada para os fundos do terreno Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Programa invertido

A Casa Joazeiro – cuja construção tem 300 m² – foi projetada pelo escritório Cupertino Arquitetura e está localizada em Perdizes, um bairro antigo de São Paulo com construções com mais de 40 anos. Devido às condições do terreno e à legislação, os arquitetos tiveram que inverter o programa da residência, deixando-a voltada para os fundos.

Em uma cota mais elevada, a casa fica a 50 m de uma famosa avenida na Zona Oeste. Já o lado oposto fica à frente de uma generosa área verde. A impressão é que a casa está inserida no meio de uma ampla vegetação.

Layout

A residência tem um programa pouco convencional: os quartos ficam no nível da rua e as áreas sociais – sala de estar e jantar e cozinha – ficam em um nível abaixo. Essa distribuição permitiu a fluidez entre os espaços.

A cozinha e a sala de jantar são conectadas ao jardim externo Foto: Maíra Acayaba

“A legislação, ao contrário das casas vizinhas construídas há 40 anos, exigiu que o limite de altura da construção acompanhasse o desnível do terreno, por isso a nova construção fica muito abaixo das outras casas. Com isso, buscamos por um programa que privilegiasse a luz solar no nível inferior”, explica o arquiteto Jaime Cupertino.

Como solução, o escritório desenvolveu o programa dos quartos em dois volumes separados: um é vazio com total transparência para que a luz entre e ilumine todo o andar. O outro ganhou fechamentos com tijolos vermelhos, já que abriga a suíte principal.

Fechamentos opacos ou transparentes

“Criamos um desenho regular em tijolos de barro comum, quase uma textura, e fomos dentro desta matriz criando fechamentos opacos ou transparentes conforme o programa interno orientava”, conta o arquiteto. Isso permitiu a entrada de iluminação e ventilação naturais para dentro dos ambientes, sem perder a privacidade.

Veja outros projetos integrados com a natureza:

Hotel Villa Amazônia, por AMZ Arquitetos

Casa da Montanha II, por David Guerra Arquitetura e Interiores

Casa CR, por Obra Arquitetos


Escritório

Cupertino Arquitetura6 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 300

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo