> > > Maritimu’s Ox

Maritimu’s Ox

Maritimu’s Ox
O Maritimu’s Ox, projetado pelo escritório Studio Urbano em Araçatuba (SP), é uma steakhouse descolada e bem colorida. Um estudo da incidência solar e da ventilação cruzada deixou o local fresco e arejado Foto/Imagem:Felipe Cuine

Restaurante em container de reúso

O projeto arquitetônico do restaurante Maritimu’s Ox, em Araçatuba (SP), destaca-se por ser o único da região construído em containers de reúso. A ideia foi dos proprietários, que convidaram o escritório de arquitetura Studio Urbano para criar um projeto que pudesse mudar de lugar quando necessário.

Foi feito um estudo de incidência solar e ventilação cruzada no local, para deixá-lo mais fresco e arejado. Rone Marthins

Os arquitetos basearam-se no conceito “Cais de Porto” – no qual as estruturas são fixas em estacas à margem de um porto. Assim, os clientes podem apreciar os deliciosos pratos do cardápio contemplando o pôr do sol e aproveitando a brisa na área externa.

Programa em cinco containers

O restaurante foi projetado em cinco containers integrados. Escadas – uma externa e outra interna – conectam o térreo ao primeiro andar, e há uma rampa de acessibilidade na entrada.

No pavimento inferior está uma minipadaria, a cozinha, o bar e o salão de atendimento. Ao fundo, uma escada helicoidal leva ao primeiro andar, que está inserido em um container em balanço. Nesse pavimento, fica a administração e a área externa, com um deck que proporciona aos clientes vista para a cidade.

“Foi feito um estudo de incidência solar e ventilação cruzada no local, para deixá-lo mais fresco e arejado. Isso nos permitiu optar por não adotar revestimento com isolamento térmico e aproveitar a estética industrial dos containers”, explica Rone Marthins, arquiteto responsável pelo projeto.

Ambientes divertidos

A pedido dos proprietários, os arquitetos exploraram as cores primárias – amarelo, azul e vermelho – em todas as volumetrias do Maritimu’s Ox. “O maior desafio foi empregar essas cores sem deixar o ambiente infantil. Como solução, optamos por tons sóbrios”, conta Marthins. Os pavimentos da fachada foram pintados de azul e amarelo. Já o vermelho foi aplicado somente em detalhes e peças decorativas que mereciam destaque. A decoração dos espaços internos foi pensada para ser leve, moderna e aconchegante.

O destaque do bar é o revestimento geométrico no teto e em uma das paredes Foto: Felipe Cuine

No chão, foi empregado o piso vinílico, semelhante à madeira. Já as mesas metálicas combinam com as cadeiras e os bancos vermelhos. O bar recebeu um balcão de madeira angelim maciça, e as paredes e o teto, revestimento geométrico branco e azul, conferindo design despojado. Nas paredes, foram pendurados quadros (alguns deles com temas náuticos para dar um toque praiano ao projeto). No exterior, os arquitetos optaram por móveis de madeira, que são resistentes a intempéries.

Fachada diferenciada

Na fachada, o corrugado dos containers foi destacado, e o vidro utilizado para proporcionar transparência: quem está dentro vê o que está acontecendo fora e vice-versa. Além disso, todas as aberturas com pórticos metálicos foram destacadas com a cor vermelha.

O paisagismo tropical, com árvores e jardim vertical, foi pensado para proporcionar mais frescor ao restaurante.

Luz e sombra

Em todas as aberturas, foram criados pórticos metálicos. Eles limitam a incidência solar nos espaços internos, criando luz e sombra nas fachadas e dentro do restaurante. Já nas janelas tipo “escotilha”, a solução foi o fechamento com tela expandida e pórtico de cobertura, o que ajudou a reforçar a identidade naval dos containers.

 

Veja outros restaurantes na Galeria da Arquitetura:

Goose Island Brewhouse, por SuperLimão Studio

Restaurante Ancho Lourdes, por Aptar Arquitetura

Bona, por Fabio Marins Arquitetura


Escritório

Studio Urbano Arquitetura e Interiores2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 471
Área construída: 138

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo