> > > City Walk High Street

City Walk High Street

City Walk High Street
O City Walk High Street, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, foi construído para ser um complexo de uso misto, com lojas, apartamentos residenciais, parques e etc. Foto/Imagem:Adam Letch

Mil e uma utilidades

O City Walk High Street foi projetado pelo escritório LW Design Group como um complexo de uso misto no distrito de Al Wasl, na região central de Dubai (Emirados Árabes). O empreendimento de 280 mil m² de área construída mescla estabelecimentos comerciais, escritórios e apartamentos residenciais.

O City Walk High Street virou referência para vários países do Oriente Médio e do mundo por ter criado uma comunidade com identidade própria [...] Christina Wakamatsu

O projeto arquitetônico reinventa e aprimora a maneira como turistas e moradores aproveitam seu tempo livre no maior centro urbano do país, a poucos quilômetros da Burj Khalifa, a torre mais alta do mundo.

“O City Walk High Street virou referência para vários países do Oriente Médio e do mundo por ter criado uma comunidade com identidade própria, onde as pessoas podem não só viver, mas também trabalhar, comprar e aproveitar o tempo livre”, comenta a arquiteta Christina Wakamatsu.

Passeios a céu aberto

O complexo é formado por blocos, de forma que o boulevard com lojas – inclusive de grifes internacionais – e restaurantes está conectado às áreas residencial e de entretenimento e cultura, que conta com parques lineares no sentido leste-oeste.

O projeto foi construído para passeios a céu aberto, pois conta com tranquilas ruas arborizadas. São 740 m de avenida e ruas paralelas e perpendiculares para tráfego de veículos e pedestres.

A intenção é que o conjunto atraia o público com sua arquitetura marcante, que esbanja contemporaneidade e contrasta com o paisagismo sofisticado dos terraços, pátios, parques e calçadas.

Levando em consideração o modo como pessoas, ciclistas e veículos se movimentam, o layout urbano do complexo foi desenvolvido de forma harmônica e funcional. Os edifícios residenciais definem o espaço público e contam com andares térreos permeáveis que alegram as áreas comuns, proporcionando diferentes experiências aos visitantes.

O empreendimento, composto de tranquilas ruas arborizadas, é ideal para passeios a céu aberto Foto: Adam Letch

Programa ambicioso

Para Wakamatsu, o City Walk High Street é um projeto ambicioso que conta com uma área de entretenimento supermoderna, com cinemas de última geração, teatros e museus, uma área residencial também de alto padrão; clínicas médicas, hotéis e tudo o que uma comunidade precisa.

“Os apartamentos têm um, dois, três ou quatro quartos, e alguns são duplex. O layout foi trabalhado de forma que as salas de estar e jantar, a cozinha, e os dormitórios ficassem de frente para o espaço público, que às vezes é um pátio, às vezes é um parque linear e, às vezes, tem uma vista maravilhosa para o skyline de Dubai”, complementa a arquiteta.

O projeto contemplou não apenas a arquitetura dos edifícios, mas também o paisagismo, o mobiliário urbano, a iluminação pública etc. Tudo foi feito ao mesmo tempo e de forma a criar uma identidade única Christina Wakamatsu

A área de lazer dos apartamentos foi dividida em duas tipologias. Uma fica na cobertura, em pontos estratégicos, de onde a vista da cidade é totalmente aberta. A outra fica no pátio interno, onde também está a piscina.

Destaque para os pátios

Cada bloco tem um design diferente, mas que estão em sintonia, já que todos são contemporâneos e com amplos espaços públicos.

Os pátios destacam-se ao criarem paisagens comuns aos centros urbanos mais sofisticados do mundo. “O projeto contemplou não apenas a arquitetura dos edifícios, mas também o paisagismo, o mobiliário urbano, a iluminação pública etc. Tudo foi feito ao mesmo tempo e de forma a criar uma identidade única”, explica a arquiteta.

A escolha dos materiais – vidro, cerâmica, pedras naturais e alumínio – foi totalmente testada e aprovada para as temperaturas locais, contribuindo com o conforto térmico. Além disso, o piso é todo iluminado e, ao anoitecer, gera um interessante efeito de luz.

Projeto de paisagismo

O projeto propõe designs arquitetônico e paisagístico modernos e visionários, perceptíveis por suas linhas afiadas, paleta de cores simples e uso inteligente de vegetação.

Plantas que produzem sombra foram dispostas ao longo do boulevard, enquanto árvores com deliciosos aromas e variedade de cores proporcionam uma experiência sensorial única nos parques lineares e nos espaços abertos menores, como pátios e corredores de passagem.

Veja outros projetos de uso misto na Galeria da Arquitetura:

Trix Tamboré, por Perkins+Will

Universe Life Square, por Königsberger Vannucchi

BMW Welt, por Coop Himmelb(l)au


Escritório

LW Design Group1 projeto(s)

Local: DU, Emirados Árabes
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 154.500
Área construída: 280.900

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo