> > > Residência Mirante

Residência Mirante

Residência Mirante
Na reforma da Residência Mirante, localizada na Cidade Maravilhosa, a arquiteta Gisele Taranto precisou criar uma lógica para a circulação de cinco pavimentos Foto/Imagem:André Nazareth

Circulação mais fluida

A Residência Mirante, localizada num bairro nobre do Rio de Janeiro (RJ), foi implantada num terreno com aclive acentuado. Isso influenciou o programa da casa, que se distribuiu em cinco níveis diferentes. Na reforma, a arquiteta Gisele Taranto teve de criar um sentido para a circulação dos ambientes, dando ênfase à integração.

De acordo com Taranto, os ambientes encontravam-se completamente desconexos; sem integração. Assim, o objetivo do projeto de reforma foi simplificar o funcionamento da residência, trabalhando, sobretudo, a partir de uma circulação funcional.

Além de dispor de um elevador, a circulação vertical da casa acontece através de escadas – internas e externas – que foram posicionadas logo na entrada. Organizando toda a área social, a estrutura de maior destaque caracteriza-se pelo revestimento em granito e aço corten, e também pelo guarda-corpo de vidro.

Os ambientes se abrem para a paisagem carioca Foto: André Nazareth

Essa escada conduz os moradores ao andar superior, onde ficam o escritório e uma área técnica. Abaixo do térreo – composto por living, sala de jantar e cozinha – existem três níveis dedicados ao setor íntimo da residência. Além das salas de TV e jogos, as áreas contemplam suítes, dormitórios das crianças e de hóspedes. De acordo com Taranto, três dos sete quartos possuem mezanino e pé-direito duplo. No nível mais inferior está a área de lazer externa da casa, equipada com piscina, banheiro e um espaço gourmet.

Brises e mobiliário contemporâneo

Na fachada, os brises em alumínio controlam a entrada de luz natural e o conforto térmico dos ambientes internos. Ao mesmo tempo, as peças disfarçam os diferentes níveis da Residência Mirante. “Quando abertos, proporcionam visão para as deslumbrantes paisagens do Rio de Janeiro”, descreve Taranto.

No restante, superfícies em madeira e granito serrado se alternam com paredes brancas e em cimentado cinza. Além das peças de design italiano e de renomados designers brasileiros marcando presença, uma estante em marcenaria desenhada pelo escritório de Gisele Taranto fecha a composição do estar.


Escritório

Gisele Taranto Arquitetura9 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Conclusão da obra: 2012

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo