> > > Moon Nightlife

Moon Nightlife

Moon Nightlife
Inspirado pela natureza do entorno, o arquiteto Guilherme Bez traz ‘colmeias’ retroiluminadas à pista da casa noturna Moon Nightlife, localizada em Santa Maria (RS) Foto/Imagem:Marcelo Brum

Reflexo da natureza

O escritório do desginer Guilherme Bez é especializado em desenvolver projetos comerciais, como boates, restaurantes, bares, lojas e hotéis. A bola da vez foi a Moon Nightlife – casa noturna da cidade de Santa Maria (RS), a primeira da categoria a ser construída com telhado verde.

De acordo com o designer, a inspiração para o projeto arquitetônico veio da própria natureza que circunda o terreno onde a Moon Nightlife foi implantada. O maior destaque encontra-se na pista central, na qual balcões, paredes e teto têm traços hexagonais retroiluminados numa alusão ao formato das colmeias.

Nessa atmosfera noturna, a equipe do Studio Guilherme Bez adotou um sistema de LED em movimento muito utilizado em Las Vegas (EUA). Além de replicar a forma das colmeias por toda a pista principal, a solução permite sincronizar o movimento da iluminação com a música. No piso desse ambiente ainda foi aplicado um desenho personalizado que imita mel escorrido.

Moon Nightlife - Reflexo da natureza
Para estabelecer uma conexão entre a casa noturna e o exterior, o Guilherme Bez também utilizou bastante vidro, sobretudo nas grandes aberturas da fachadaFoto: Marcelo Brum

Outro elelemento que faz referência à natureza é o túnel que conecta a entrada à pista principal. O espaço recebeu uma arte assinada pelo artista Fábio Panone Lopes – mais conhecido como “FLOP”. Trata-se de um grafite com milhares de borboletas de diversos tamanhos em tons azuis, cujas formas acabam refletindo num grande espelho instalado no teto. “Juntos criam uma verdadeira imersão de borboletas e pétalas infinitas”, descreve Guilherme.

Vidros e espelhos d’água

Para estabelecer uma conexão entre a Moon Nightlife e o exterior, o designer também utilizou bastante vidro, sobretudo nas grandes aberturas da fachada. As existentes no hall de entrada – que ainda possui ripados de madeira na área dos caixas e das paredes – são cobertas por tecidos.

Em contrapartida, outros dois pequenos vãos envidraçados ganham cascatas de água que caem diretamente num espelho d’água localizado no deck externo. Com piso de vidro, a circulação dessa área traz diferentes sensações aos usuários.

Segurança e acessibilidade

Guilherme ainda precisou pensar num fluxo para que as pessoas pudessem se locomover confortavelmente e em segurança, principalmente em caso de emergências. Protegida pelo pergolado, a ampla área de embarque e desembarque já auxilia nessas situações.

“A Moon Nightlife está localizada em Santa Maria, cidade onde aconteceu o incêndio da boate Kiss. Então todos os passos do projeto foram um desafio para atender às exigências dos Bombeiros e da Prefeitura”, conta Guilherme.

A casa noturna também é 100% acessível para PNE, com rampas internas e externas, caixa PNE, bem como espaço de atendimento PNE nos bares e banheiros. Além disso, o estacionamento da boate oferece 300 vagas para cadeirantes e idosos.


Escritório

Studio Guilherme Bez4 projeto(s)

Local: RS, Brasil

Tipo de obra:
Discotecas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo