> > > Atrium House

Atrium House

Atrium House
Situada em uma pequena encosta cercada por prados, a Atrium House funciona como um nicho de proteção e aconchego em meio ao isolamento da ilha de Gotlândia Foto/Imagem:Åke E: son Lindman

Abrigo minimalista

O escritório sueco Tham & Videgård Arkitekter, famoso por criar projetos residenciais em locais afastados, desenvolveu a Atrium House com o objetivo de ser o destino das férias de uma família de três gerações. Localizada na ilha de Gotlândia, na Suécia, a residência foi construída em uma pequena encosta que marca a antiga localização do litoral, há mil anos.

Abraçada pela paisagem

A paisagem que circunda a obra, composta por pradarias, é aberta e expansiva. De longe, a casa parece bem pequena, quase imperceptível.

A Atrium House é estreita, mas suas aberturas são amplas e voltadas para fora, trazendo para o interior a característica de nicho, como se fosse um abrigo protegido em meio à paisagem. Enquanto o telhado mantém uma elevação consistente em toda a casa, o piso interior apresenta elevações e declives de acordo com o terreno. Isso significa que a altura do teto varia de acordo com os espaços. Os ambientes estão ordenados de forma circular e contínua ao redor de um átrio. Dentro deles, estão os cômodos menores, que foram montados em vários blocos sólidos.

Atrium House - Abrigo minimalista<BR>
A decoração concebida pelos arquitetos é minimalista. Pouco mobiliário e pouca cor compõem os ambientes Foto: Åke E: son Lindman

O projeto foi inspirado na materialidade da arquitetura agrícola típica dos campos suecos. A construção de alvenaria tem uma cor de gesso natural, que foi misturada em alguns pontos à cor preta. Já as peças metálicas exteriores foram feitas de zinco oxidado, e as portas, de carvalho, bem como as janelas, que foram tratadas com óleo de alcatrão.

Grandes janelas deslizantes de vidro integram-se às paredes, fazendo com que a casa crie uma conexão com a paisagem. As portas, montadas na superfície, também mantêm a continuidade das paredes.


Escritório

Tham & Videgård Arkitekter1 projeto(s)

Local: ES, Suécia
Início do projeto: 2002
Conclusão da obra: 2010

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo