> > > Casa SFX

Casa SFX

Casa SFX
A Casa SFX – toda executada com mão de obra local – foi inserida no declive de um terreno na Serra da Mantiqueira para que a vista da vegetação fosse bem aproveitada Foto/Imagem:Evelyn Müller

Envolta pelas árvores

As árvores da Serra da Mantiqueira, na cidade de São Francisco Xavier (SP), fazem o pano de fundo da Casa SFX. Como os moradores queriam uma casa térrea pequena e acolhedora para descansar nos finais de semana e feriado, propusemos essa integração, onde todos os ambientes desfrutam da vista Alessandra Riera e Ana Paula VeiranoA premissa do projeto arquitetônico, assinado pelo escritório RAP Arquitetura, era implantar parte da residência no platô existente e colocar uma outra no declive do terreno, aproveitando ao máximo a vista da vegetação.

“Para tomar partido da paisagem, propusemos uma morada com todos os ambientes voltados para ela. Implantamos a estrutura no final desse platô e mantivemos as árvores que passavam pelo meio do deck de madeira. Ficou um local de convívio muito especial para contemplação”, contam a arquiteta Alessandra Riera e a designer de interiores Ana Paula Veirano.

Telhado sustentável

Todo o projeto foi executado com mão de obra local. Os moradores desejavam um recanto com ‘cara de casa de campo’, telhado de telha colonial, tijolo, madeira de demolição, estrutura aparente e de fácil manutenção.

O telhado foi todo construído com madeira peroba de demolição. As peças de 3” x 9” foram apoiadas na estrutura metálica com perfil ‘H’ e telha colonial grande vermelha. O beiral e a varanda têm as telhas e a estrutura do telhado aparentes.

Há um painel solar fotovoltaico no telhado que transforma energia solar em elétrica. Ligado a ele está a parte luminotécnica da residência. O aquecedor de água é de passagem a gás e funciona a pilha.

Casa SFX - Envolta pelas árvores
Localizada no deck, a piscina é totalmente voltada para a vista Foto: Evelyn Müller

Para o teto da sala de estar, foi escolhida uma forração especial de madeira muiracatiara (aroeira). Além de ser durável, esse tipo de material raramente é atacado por insetos ou cupins. “O beiral avança 1,10 m em relação à casa para maior proteção das esquadrias de madeira”, comentam as sócias.

Todas as janelas e esquadrias foram desenhadas pelo escritório RAP Arquitetura e executadas pelo marceneiro Sergio Giloli.

Integração

Os ambientes da Casa SFX são todos interligados pela varanda externa e pelo corredor interno para o qual os dormitórios estão voltados. São três suítes, um lavabo, um miniescritório, uma despensa, cozinha integrada, sala de estar e varanda. Lavanderia, depósito e a área técnica ficam sob a parte da residência que estava em balanço no terreno.

A cozinha está totalmente integrada à área social, o que torna a dinâmica da casa mais simples e prática – enquanto o anfitrião prepara a refeição, os convidados ficam reunidos no balcão à frente num clima descontraído.

“Como os moradores queriam uma casa térrea pequena e acolhedora para descansar nos finais de semana e feriado, propusemos essa integração, onde todos os ambientes desfrutam da vista”, concluem as profissionais.

Veja outras casas que são voltadas para a paisagem na Galeria da Arquitetura:

Casa Tijucopava, por AMZ Arquitetos

Residência Itamambuca, por GUIMATTOS

Residência L5QF, por Gabriel Bampa Arquitetura


Escritório

RAP Arquitetura e Interiores10 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área do terreno: 1900
Área construída: 255

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo