> > > Tríplex

Tríplex

Tríplex
Após a reforma assinada pelo escritório Figoli-Ravecca Arquitetos Associados, o Tríplex ganhou ambientes amplos, circulação livre e área de lazer com vista para o Ibirapuera Foto/Imagem:Luis Gomes

Integração nas alturas

Localizado em um bairro nobre da zona sul de São Paulo, o apartamento Tríplex possui vista para o imponente Parque do Ibirapuera, onde acontece o encontro entre o verde da natureza e o concreto da metrópole.

Após reforma realizada pelo escritório Figoli-Ravecca Arquitetos Associados, a cobertura de 770 m² ganhou uma decoração que mostra forte influência da rotina paulistana e faz um verdadeiro passeio entre o clássico e o moderno. ‘Menina dos olhos’ dos moradores, a área externa ocupa 250m².

Amplitude

Apesar de nunca ter sido habitado anteriormente, o Tríplex foi construído há 20 anos e precisava de uma reforma geral para se adequar ao perfil jovem e descolado da família. O antigo apartamento possuía muitos ambientes fechados, paredes e divisões mal planejadas e coube ao escritório trazer a leveza da iluminação natural e da circulação livre. Segundo os arquitetos, a partir dessa proposta foi possível ampliar e integrar os espaços.

“Recebemos algumas orientações durante o planejamento do projeto e a principal foi que deveríamos montar ambientes amplos e aconchegantes para que os moradores pudessem descansar e receber os amigos nos finais de semana”, completam.

Área de lazer

O desejo dos proprietários era criar uma atmosfera confortável, elegante e neutra, com uma área especial para entretenimento. Assim surgiu o terceiro pavimento: uma área de lazer com cantos inusitados, piscina, cozinha gourmet, sala de jogos e TV e uma lareira a céu aberto.

A lareira foi confeccionada em mármore travertino, funciona a gás e possui acionamento por controle remoto. Sua caixa tem uma base recuada para parecer uma peça solta e um encaixe central, onde foi posicionada a chama e a tampa em aço corten para proteção contra chuva.

O jardim da área de lazer é de fácil manutenção e de plantas bem resistentes que aguentam o vento da cobertura. “Também pensamos em um jardim limpo, com plantas escultóricas, alguns vasos, floreiras e canteiros baixos. Escolhemos vasos vietnamitas e floreiras de metal com acabamento tipo aço corten”, mencionam os arquitetos.

Tríplex - Integração nas alturas
O jardim da área de lazer é de fácil manutenção e de plantas bem resistentes que aguentam o vento da cobertura Foto: Luis Gomes

Espécies de plantas como jabuticabeiras, palmeiras fênix, lavandas, clusias, dasilirio, grama amendoim, mini ixora e outras foram plantadas no jardim.

Para o projeto luminotécnico, os profissionais apostaram em uma iluminação intimista e cênica. Tudo é automatizado e a cena a ser iluminada pode ser escolhida e controlada pelos próprios moradores. Os degraus do deck e a queda d’água da piscina foram iluminados com fitas de led e as arandelas conferem sofisticação ao serem acesas.

Atmosfera neutra

A proprietária desejava um ambiente clean, com cores clássicas e elegantes. Com isso, a interligação dos espaços foi combinada a um mobiliário imponente e itens sóbrios de decoração. A madeira, por exemplo, forma uma base clara junto com o mármore desenhado e uniforme que reveste o piso. “O projeto segue uma mistura entre o clássico e o moderno. A inspiração partiu da elegância dos tons claros e dos elementos naturais”, revelam os arquitetos.

Nos ambientes, o branco predomina em harmonia com intensa presença de luz natural vinda das janelas. O mármore uniforme e presente em todos os pavimentos traz a sensação de amplitude.


Escritório

Figoli-Ravecca Arquitetos Associados4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área construída: 770

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo