> > > Fazenda da Grama

Fazenda da Grama

Fazenda da Grama
Para fazer da Fazenda da Grama um verdadeiro refúgio, a decoração pensada pela In House Designers trouxe elementos das antigas fazendas, usando-se muita madeira e móveis clássicos Foto/Imagem:Evelyn Müller

Decoração à moda antiga

Quando o estresse aperta, a melhor alternativa talvez seja fugir da cidade para recarregar as energias num lugar tranquilo e aconchegante em meio à natureza. Foi isso que motivou os moradores da Fazenda da Grama a adquirir um terreno com mais de mil metros quadrados em Campinas e erguer ali a casa de final de semana da família. Para fazer da morada um verdadeiro refúgio, a decoração pensada pela In House Designers foi fundamental.

A ideia das designers de interiores Andréa Bugarib e Betina Barcellos foi criar uma decoração que remetesse ao campo, mais especificamente às antigas fazendas. Com muita sofisticação, essas inspirações acarretaram na mistura de estampas e texturas, que destacaram, sobretudo, as áreas sociais e de lazer.

Lareira que integra

O ambiente que mais se destaca é a varanda, que fica em frente à piscina de borda infinita e ainda contempla espaço gourmet com churrasqueira, fogão à lenha e forno de pizza. Cercada pela vegetação, ela integra-se à sala de estar por meio das amplas portas de vidro, enquanto segue protegida pela cobertura em estrutura de madeira.

A lareira de vidro, que foi embutida numa parede revestida em pedra rústica, permite a integração da varanda com a sala de estarFoto: Evelyn Müller

Outro elemento que colabora para a conexão dessa área com o ambiente interno é a lareira de vidro, que foi embutida numa parede revestida em pedra rústica. “Embora ela faça parte da sala de estar, quem está na varanda também pode ver a lenha queimando através das laterais de vidro. E quando não está em uso faz às vezes de janela”, descrevem as profissionais.

Além disso, a varanda recebeu piso de cerâmica e foi mobiliada com peças rústicas e elegantes, em tons de azul e branco, tais como a espreguiçadeira de madeira e as poltronas feitas de fibra sintética e de ferro.

No espaço gourmet, a mesa de refeições foi substituída por um balcão com tampo de madeira e corpo revestido de ladrilho hidráulico, em tons de terracota. Para acomodar os usuários, foram dispostas cadeiras verdes que já pertenciam aos proprietários.

Salas clássicas

Ao passar pelas portas de vidro da varanda, chega-se às salas de estar e jantar. Nessa área, as janelas envidraçadas alcançam o teto, levando muita iluminação natural ao espaço, além de permitir que, mesmo dentro de casa, os moradores possam apreciar o jardim do lado de fora.

Em relação aos móveis, a área ganhou peças mais clássicas para dar mais conforto aos moradores, como o divã com estampa florida e as poltronas de couro. Os mesmos tons de azul e branco, utilizados na varanda, também foram replicados no sofá e, em maior destaque, na estante em madeira.

Fazenda da Grama - Decoração à moda antiga
A saleta de estar separa a sala de estar do jantar. Na porta de correr aos fundos, dá-se para a sala de TVFoto: Evelyn Müller

Este móvel se encontra em outro ambiente de convivência da Fazenda da Grama, o qual separa a sala de estar do jantar. O local, chamado pelas designers de “saleta de estar”, possui poltronas e mesa de centro de ferro sob um tapete de kilim azul escuro.

A sala de jantar faz bastante referência às antigas fazendas por conta da madeira (presente no piso de demolição e nos batentes de portas e janelas) e dos móveis. Aliás, boa parte deles já pertencia à família, como a grande mesa de madeira, as cadeiras com encosto de palha e o assento estofado florido. “Complementam a decoração o tapete, o vaso vermelho de madeira e as gravuras de pássaros, flores e indígenas penduradas nas paredes”, pontuam Bugarib e Barcellos.

Revestimentos da sala de TV

Uma porta de correr de madeira leva o usuário da sala de jantar para a sala de TV. Segundo as profissionais, o que mais chama a atenção por ali é o contraste entre os materiais utilizados para revestir a parede. Enquanto a parte de baixo recebeu boiseries pintados de verde, a de cima foi revestida com tecido florido.


Escritório

In House Design de Interiores3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área do terreno: 1200

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo