> > > Apartamento Buritis

Apartamento Buritis

Apartamento Buritis
O arquiteto Pedro Haruf executou a reforma do Apartamento Buritis com a premissa de unir a sala de estar e a cozinha Foto/Imagem:Gabriel Castro

Área social integrada

Funcionalidade é a melhor palavra para definir o Apartamento Buritis, localizado em Belo Horizonte (MG). O arquiteto Pedro Haruf, autor do projeto de reforma e fundador do escritório Haruf. arquitetura/design, partiu da premissa de unir a sala de estar e a cozinha para aumentar o espaço social. Em cada centímetro dos 55 m², mobiliário, objetos de arte e adornos (muitos deles desenhados por designers locais) renovam continuamente a cara do imóvel.

De acordo com o arquiteto, o apartamento era muito pequeno e compartimentado. “Um corredor percorria toda a extensão do imóvel, desde a entrada até a suíte principal. Ele passava por uma sequência de pequenos cômodos que faziam parte do programa”, detalha.

A intenção era incentivar a produção local e criar um pequeno recorte da produção belo-horizontina contemporânea Pedro Haruf

Ao analisar o projeto estrutural do edifício, a equipe do Haruf notou que o apartamento estava isento de pilares e vigas entre a sala e a cozinha. Para integrar esses ambientes, eles decidiram demolir a parede que os separava. Em contrapartida, a divisão entre sala e área íntima ganhou um grande painel em MDF frisado. Segundo o arquiteto, esse elemento quebra a sensação do apartamento como um grande corredor de distribuição, tornando a planta mais agradável.

Ainda assim, era necessário usar alguns macetes devido à metragem reduzida do apartamento. Haruf conta que não havia espaço para inserir uma sala de jantar, então, criaram uma bancada dividida em duas partes. O móvel, que pode ser deslocado facilmente por causa dos rodízios, serve de apoio tanto para sala quanto para a cozinha, e ainda assim faz as vezes de mesa de jantar.

Outra mudança no projeto original foi a substituição do piso em cerâmica branca pelo tacão de ipê nas áreas sociais e nos dormitórios. Para as áreas molhadas, Haruf optou pelos ladrilhos hidráulicos, que foram adquiridos na cidade natal do cliente, próxima à região metropolitana da capital mineira.

Referências

Além de integrar a área social, era preciso deixar o Apartamento Buritis com a identididade do proprietário – um jovem engenheiro de produção que trabalha no setor de design de uma fabricante de veículos e atualmente estuda design de produto.

Apartamento Buritis - Área social integrada
A área limitada do Apartamento Buritis foi a maior dificuldade do escritório Foto: Gabriel Castro

A equipe elaborou um painel semântico (bastante utilizado no processo projetual do design), no qual o cliente selecionava as imagens que estavam ligadas ao seu estilo de vida, como arte em geral, design automotivo, moda e tatuagens. “O projeto foi desenvolvido a partir dessas informações, sem, portanto, usar as referências de desenho de interiores”, enfatiza.

Design de produto

O fato de o morador trabalhar com design foi fundamental para que as peças de mobiliário e de decoração ganhassem destaque no imóvel. O projeto passou por um processo criativo de design de produto, que envolveu arquiteto e cliente. Isso se deu porque ambos cursavam Design de Produto na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Logo de início, Haruf sugeriu a escolha por mobiliário, obras de arte e adornos que fossem assinadas por designers e artistas de Belo Horizonte. “A intenção era incentivar a produção local e criar um pequeno recorte da produção belo-horizontina contemporânea”, explica.

Fachada Frontal, Thales Pimenta, Estúdio Iludi, Cobalto, Pomelo Atelier, Pedro Haruf Design e O Atelier de Cerâmica são alguns dos profissionais/estúdios que contribuíram para decorar o Apartamento Buritis. Suas obras se juntam, ainda, às peças que são ícones do design mundial, como a luminária de parede de Jean Prouvé.


Escritório

Haruf. arquitetura/design5 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 55

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo