> > > Safras & Cifras

Safras & Cifras

Safras & Cifras
A nova sede da empresa Safras & Cifras foi construída de maneira racional e eficiente, levando conforto e bem-estar aos colaboradores Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Economia e conforto

A Safras & Cifras, fundada em Pelotas (RS) pelo engenheiro agrônomo e especialista em economia Cilotér Borges Iribarrem, é uma empresa de consultoria e assessoria agropecuária. Os espaços de trabalho foram integrados com ilhas, que permitem a máxima flexibilidade ao conjunto, além de estimularem uma boa atmosfera corporativa com integração entre os funcionários Otávio Riemke Recentemente, ganhou uma nova sede na cidade com projeto arquitetônico assinado pelo escritório RMK! Arquitetura.

Com uma área construída de 1.958 m², a edificação se desenvolve linearmente no terreno irregular em que foi implantada.

Obra racional

A Safras & Cifras foi construída paralelamente à maior dimensão do lote, para se adequar ao local e proteger os ambientes de trabalho dos raios solares. A técnica construtiva e os materiais de acabamento foram essenciais para trazer conforto e bem-estar aos funcionários, aliados a uma bela arquitetura.

O arquiteto Otávio Riemke desenvolveu uma obra racional e rápida para atender à velocidade de expansão desejada pela empresa. A redução no tempo de execução permitiu gerar menos resíduos durante a construção, tornando-a mais econômica.

A volumetria do prédio foi feita com estrutura metálica, lajes pré-moldadas, vedações e compartimentação em steel frame e revestimentos metálicos. Na entrada, predominam os brise-soleils.

Os brises metálicos e a pele de vidro foram escolhidos para revestir a fachada noroeste por requererem baixa manutenção, além de protegerem os ambientes de trabalhos que são voltados para essa região, controlando a iluminação e a insolação durante o dia.

Uma cobertura de vidro foi instalada entre os revestimentos da fachada para guiar o percurso até o acesso ao edifício.

Safras & Cifras - Economia e conforto
Uma cobertura de vidro foi fixada entre os revestimentos da fachada, brise e vidro, para amparar o percurso até o acesso ao edifícioFoto: Marcelo Donadussi

Layout organizado

O recuo do terreno a noroeste abriga o estacionamento e as áreas de convivências externas destinadas aos funcionários da Safras & Cifras.

O acesso para o interior do prédio é feito pelo centro da edificação, que é responsável pela distribuição do conteúdo programático e dos fluxos do layout, separando as zonas privadas das públicas.

O térreo foi destinado para as áreas comuns, como auditório, salas de reuniões, cantina e refeitório para os funcionários.

No pavimento superior estão os ambientes de trabalho, separados em espaços contínuos para controle adequado de iluminação e ventilação naturais. “Os espaços de trabalho foram integrados com ilhas, que permitem a máxima flexibilidade ao conjunto, além de estimularem uma boa atmosfera corporativa com integração entre os funcionários”, conta Riemke.

O mobiliário corporativo atende a todas as questões ergonômicas para o conforto e bem-estar dos colaboradores.

Automação acústica

Toda a edificação da Safras & Cifras conta com tratamento acústico. Os ambientes foram revestidos com propriedades isolantes e absorvedoras. “Além disso, o edifício dispõe de redes estabilizadas, gerador próprio, Centro de Processamento de Dados (CPD) climatizado por equipamento de precisão, automação dos sistemas de segurança e Circuito Fechado De Televisão (CFTV)”, conclui o arquiteto.


Escritório

RMK! Arquitetura5 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 2000
Área construída: 1958

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo