> > > Solid Cedar House

Solid Cedar House

Solid Cedar House
Feita inteiramente de madeira local, a Solid Cedar House, projetada pelo escritório Shigeru Ban Architects, propõe uma releitura do estilo de Mies van der Rohe Foto/Imagem:Hiroyuki Hirai

Arquitetura japonesa de inspiração alemã

Ao longo de sua trajetória, o escritório japonês Shigeru Ban Architects desenvolveu uma série de projetos arquitetônicos baseados nos conceitos do arquiteto modernista alemão Mies Van der Rohe. Para a Solid Cedar House, não foi diferente: a casa segue essas mesmas características e foi projetada como uma extensão dos seus estudos.

Localizada na cidade de Hokuto, no Japão, a casa foi construída conforme o próprio nome sugere – “Casa de Cedro Sólido”. Feita com madeira local, em planos verticais e horizontais, a construção exibe uma série de espaços cuidadosamente desenhados.

Paredes de madeira

Nos trabalhos de Mies Van der Rohe, são utilizados na estrutura o concreto e tijolos. Neste projeto do escritório Shigeru Ban, no entanto, as paredes são feitas de cedro sólido, e as placas foram usadas como partição e ligação, criando uma sequência ao integrar os espaços no interior à paisagem externa. Uma curiosidade interessante é que o único andar da obra foi construído inteiramente de madeira.

Solid Cedar House - Arquitetura japonesa de inspiração alemã
A disposição das estruturas traz privacidade e, ao mesmo tempo, contato com paisagem Foto: Hiroyuki Hirai

De acordo com a disposição dos cortes dessas paredes, é criada, ainda, uma variedade de pontos de vista, de diferentes lugares. E funcionam não só para enquadrar a paisagem, mas também para esconder a intimidade e garantir a privacidade. Os dormitórios e banheiros da casa são encontrados no centro deste plano, com piso único.

A porta de correr ajudou a criar o grande terraço externo, que se debruça para o lado de fora, fornecendo muita luz natural.

Para os arquitetos, projetar uma casa é muito mais complexo do que criar arquiteturas corporativas ou comerciais, pois é necessário levar em conta os gostos, as particularidades e o estilo de vida dos moradores. Na Solid Cedar House, porém, a construção fluiu de forma tão natural quanto os materiais usados nela.


Escritório

Shigeru Ban Architects1 projeto(s)

Local: HO, Japão
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 144
Área construída: 155

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo