> > > Paim

Paim

Paim
Diversas soluções de marcenaria aplicadas no Paim otimizaram os espaços desse apartamento de apenas 60 m² Foto/Imagem:Mariana Orsi

Industrial chique

O escritório Mandril Arquitetura + Interiores ficou incumbido de realizar o projeto de interiores de um apartamento de apenas 60 m², localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Antes um imóvel com ambientes segmentados, o Paim precisava oferecer uma atmosfera favorável aos anseios dos moradores: conforto na hora de receber visitas e praticidade no dia a dia. Com o programa de necessidades em mãos, os arquitetos adotaram soluções curiosas na marcenaria, como painéis que correm e armários embutidos, driblando a falta de espaços.

Os clientes queriam também um lugar jovem e moderno, com um toque mais industrial, que refletisse a personalidade deles Helena Kallas

“Os clientes queriam também um lugar jovem e moderno, com um toque mais industrial, que refletisse a personalidade deles”, introduz a arquiteta Helena Kallas sobre a exigência estética que deveria ser seguida no projeto arquitetônico.

Além da área limitada, o pequeno apartamento possuía uma planta que separava todos os ambientes – sala, cozinha, terraço e área de serviço – física e visualmente. Esses foram os principais desafios dos arquitetos responsáveis pela reforma do Paim.

A saída encontrada por eles foi anexar todos os espaços em um único ambiente, deixando-o amplo para acomodar as reuniões com os amigos e, ainda assim, prático, sobretudo nas tarefas da cozinha.

Marcenaria diferenciada

A principal mudança foi a integração do terraço e da área de serviço ao restante da sala, transformando a planta em um grande salão. Segundo Kallas, foram demolidas todas as paredes que não eram estruturais e inseriram um grande painel de correr espelhado, o qual esconde a área de serviço. Esse elemento foi idealizado pela Mandril Arquitetura + Interiores.

Dessa maneira, a área de estar do Paim ficou extremamente ampla e funcional, o que possibilitou encaixar no layout um aconchegante sofá para a TV, uma ilha gourmet e uma mesa de jantar com seis lugares. “Do outro lado, ainda posicionamos uma grande estante, que vai do piso ao teto e acomoda os objetos de arte e livros angariados pelos moradores em viagens”, complementa a arquiteta. Esse móvel, também projetado pela Mandril, foi feito de drywall para reduzir os custos da obra.

Outra solução curiosa da marcenaria foi esconder a condensadora do equipamento de ar-condicionado, que ficou posicionada entre o fechamento de vidro e o sofá. Conforme indica Kallas, foi executada uma caixa de vidro – para que a peça pudesse ventilar – e a cobriram com um aparador em folha de bambu no mesmo padrão do piso do apartamento. O resultado, discreto, dá um charme a mais ao ambiente.

Paim - Industrial chique
A iluminação é externa, para não ter a necessidade de baixar o pé-direito do apartamento, que já era baixo Foto: Mariana Orsi

A eliminação de um dormitório, que foi anexado à suíte, trouxe um espaço mais confortável aos moradores. Além disso, o box do banheiro social deixou de existir e deu lugar a um armário que acondiciona os itens de lavanderia, material de limpeza e dois compartimentos especiais para a comida e a higiene do animal de estimação.

Identidade à mostra

Kallas afirma que gostariam de criar uma atmosfera mais intimista, masculina e, principalmente, industrial, para evidenciar a personalidade dos clientes. Então, trabalharam os ambientes com tons de cinza e uma parede revestida de tijolos, com aspecto escuro e envelhecido. Para contrabalancear, a mesa de jantar e a bancada do lavabo foram pontuadas pela cor azul – a primeira em vidro serigrafado e a segunda em quartzo.

Todos os objetos da estante foram garimpados pelos proprietários em viagens, e os demais elementos evidenciam a personalidade de cada um. Por exemplo, a vitrola sobre o aparador da sala, os “ganchos” no formato de gestos das mãos – que servem para pendurar casacos – e a caixa onde guardam o drone são os destaques do décor.


Escritório

Mandril Arquitetura + Interiores4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área construída: 60

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo