> > > Casa Fazenda Boa Vista

Casa Fazenda Boa Vista

Casa Fazenda Boa Vista
Com vegetação rica, o entorno da Casa Fazenda Boa Vista emoldura o projeto clean e moderno Foto/Imagem:Evelyn Muller

Refúgio integrado à natureza

Logo que compraram a Casa Fazenda Boa Vista, os proprietários acionaram o escritório LORE Arquitetura para cuidar da reforma dessa que seria a nova residência de veraneio da família. “Por estar localizada próxima a São Paulo, na cidade de Porto Feliz, a intenção era que a morada transmitisse uma ideia de refúgio, devendo ser clara, aconchegante e confortável, mas sem perder a praticidade e principalmente, aproveitando ao máximo a vista para o entorno”, conta a arquiteta Lorreine Claudio.

Layout clean

De acordo com a arquiteta, a praticidade, a fluidez e a paleta de cores claras nortearam a construção da Casa Fazenda Boa Vista. A paisagem também teve grande influência. “Nossa intenção era que o interior da residência e a decoração compusessem com o exterior”, comenta.

Seguindo essa proposta de uma arquitetura clean, a aplicação de cor deveria ocorrer apenas em alguns pontos específicos, deixando as tonalidades naturais do entorno – como os tons de verde, azul e marrom – se sobressaírem.

Na reforma, nenhuma intervenção estrutural foi feita. Os arquitetos procuraram trocar somente aquilo que não agradava os proprietários ou que apresentava problemas, como os pisos, a iluminação da piscina e as claraboias dos banheiros. O projeto também manteve a fachada original da Casa Fazenda Boa Vista.

Tecnologia e sustentabilidade

O projeto dispõe de recursos e soluções tecnológicas, como o sistema de home theater e som ambiente integrados dentro e fora da casa, inclusive no lavabo e no deck em volta da piscina. Além do sistema de câmeras e segurança com sensor de movimento nas áreas externa e interna.

Casa Fazenda Boa Vista - Refúgio integrado à natureza
Os ambientes são claros, com aplicação de cores fortes em locais específicosFoto: Evelyn Muller

Como solução sustentável, toda a iluminação existente na casa foi trocada por peças de LED, tanto interna quanto externamente.

No projeto de paisagismo, floreiras feitas sob medida ficam no deck da piscina, e os cachepots de madeira foram desenhados para comportar as plantas e as caixas de som. Fora isso, todo o paisagismo externo é natural da região.

Integração e valorização da vista

Todos os ambientes da área social são integrados, não só na área interna como na externa. Isso se tornou possível graças às portas de vidro de correr que, quando abertas, deixam a passagem livre, conectando cozinha, sala de jantar e sala de estar.

Entre os materiais utilizados se destacam o porcelanato, aplicado no piso da área social interna e externa; a madeira, presente nos pisos dos quartos e em alguns móveis e painéis; e o concreto aparente, que se encontra nos pilares dentro e fora da casa.

Todo o projeto de interiores foi detalhadamente trabalhado, buscando atender os gostos e as necessidades dos moradores. “Nos quartos, o cuidado também não faltou. Nossa intenção foi deixá-los aconchegantes e com atmosfera leve, fazendo com que os hóspedes se sintam sempre muito bem recebidos”, conclui a arquiteta.


Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo