> > > HBO

HBO

HBO
Desenvolvido pelo escritório Dante Della Manna, o projeto da HBO, em São Paulo, estimula os sentidos a partir de cores, tecnologia e iluminação personalizada para cada ambiente Foto/Imagem:Daniel Ducci

Entre o real e o imaginário

Ao desenvolver o projeto arquitetônico da sede da HBO, em São Paulo, o escritório Dante Della Manna buscou evidenciar em todos os espaços a qualidade das projeções desse famoso canal de TV, principalmente por meio de cores, tecnologia e objetos de decoração inspirados em seus programas, filmes e séries.

“Quando pensamos em HBO, pensamos em qualidade de som e projeção, e tudo isso teve de ser traduzido no projeto. O produto deles tinha que ser bem apresentado, e essa era nossa missão”, conta o arquiteto Antonio Mantovani Neto.

Ganhando novos espaços

Com um enorme fluxo de pessoas e clientes circulando diariamente pela sede da empresa, a necessidade de ampliação tornou-se uma prioridade. Foi então que os administradores da HBO decidiram que o escritório passaria a ocupar um andar e meio do prédio. O andar debaixo foi fragmentado, e é usado pela metade. Ainda assim, outras pessoas não têm acesso. E o andar de cima é inteiro da empresa. Com uma grande recepção e uma área que comportasse até 60 pessoas em dia de lançamento.

Depois das mudanças, o espaço passou a ter um programa bem definido, capaz de abrigar mais pessoas e um número maior de estúdios, todos tecnicamente adequados.

Divisões dos ambientes

HBO - Entre o real e o imaginário
Os ambientes foram arquitetados com diferentes focos Foto: Daniel Ducci

A primeira coisa que você vê quando entra no escritório é o poço sem fundo da caverna do corvo de três olhos, da série Game of Thrones. “Em todos os cantos por onde passa, você sente que está na sede da HBO”, comenta o arquiteto.

A concepção dos ambientes foi projetada com polos opostos. De um lado, está a área de marketing e o backoffice, que fazem parte de um espaço mais tranquilo. De outro, encontramos as áreas técnicas e comerciais, que são um pouco mais agitadas justamente por concentrarem maior volume de funcionários e atividades.

“Os clientes não queriam que o espaço informal, formado pela copa e área do café, ficasse junto do escritório. Então esse espaço mais descontraído foi fechado e recebeu proteção acústica. As pessoas podem comer e fazer reuniões informais e o som não vaza”, explica Neto.

Acústica e iluminação

Por conta dos trabalhos realizados nos estúdios da HBO, os arquitetos tomaram extremo cuidado com a acústica. As salas são bem isoladas e têm portas com guilhotina, que impedem que o som vaze para outra sala.

O projeto de iluminação foi personalizado para cada ambiente. Na área de trabalho, o arquiteto usou iluminação com forro mais tradicional. Já nas demais áreas, por serem estúdios de cinema, Neto usou iluminação cênica e pontual, iluminando apenas os pontos que interessam.

Materiais predominantes

O projeto da HBO é clássico em relação ao uso dos materiais. Na recepção e área de entrada, o escritório trabalhou com porcelanato, escolhido pela questão de custo, facilidade de instalação e durabilidade. Para conseguir melhor acústica, a parte interna da empresa foi feita toda em carpete, com variações em três tipos, que se misturam com a sala de reunião.

Além disso, o projeto conta com aço corten tanto nas paredes quanto nas portas. Aplicado na recepção e em outras três salas, o material consegue quebrar a seriedade desses três ambientes.

Cores trazem vida ao interior

De acordo com o arquiteto, as cores se destacam no projeto da sede da HBO na medida em que elas vão interagindo com cada espaço e com a identidade dramática e cinematográfica da empresa.

“Escolhemos três tons muito intensos, o verde, o vermelho e o roxo, e os aplicamos nos corredores de maneira bastante interessante”, conclui.


Escritório

DM/AM9 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 1700

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo