> > > Ferraz Gourmet

Ferraz Gourmet

Ferraz Gourmet
A madeira é o ponto de destaque do restaurante Ferraz Gourmet, cujo projeto foi inspirado na culinária brasileira Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Layout gourmetizado

A culinária brasileira serviu de inspiração para o arquiteto Adriano Mascarenhas, do escritório Sotero Arquitetos, desenvolver o projeto arquitetônico do restaurante Ferraz Gourmet. Com elementos contemporâneos, como madeira e couro, a casa é ponto de referência no bairro de Pituba, em Salvador (BA).

A reforma do espaço comercial, que antes era apenas o vão livre de um supermercado, resultou em um desenho com linguagem simples e contemporânea. O projeto foi inserido em uma área que tinha planta irregular e deveria se adequar ao programa de necessidades. “O cruzamento dos fluxos de clientes e materiais precisava ser evitado. Diante desse contexto, foram criados vários níveis e foi possível setorizar as atividades em três partes: serviços, clientes e cozinha”, comenta Mascarenhas.

As fachadas do Ferraz Gourmet são compostas por panos de vidro, que, em composição com o jardim externo, proporcionam permeabilidade entre os espaços interno e externo.

Arranjo contemporâneo

A principal integração do ambiente acontece no térreo, onde fica o salão principal que se une com o bar e uma varanda, sendo possível visualizar o espaço externo.

A conexão dos diferentes níveis do Ferraz Gourmet é feita através de escadas e de um monta-cargas. As áreas de serviço, como banheiros dos clientes, vestiários de funcionários e serviços de limpeza e lixo ficam no subsolo, enquanto no pavimento superior está a cozinha industrial, que foi estruturada conforme exigência legal para as atividades de armazenamentos.

“O restaurante permite, ainda, que os clientes visitem sua adega e escolham suas bebidas”, lembra o arquiteto.

Ferraz Gourmet - Layout gourmetizado
A adega do restaurante é aberta ao público, e os clientes podem se sentir à vontade para escolher sua bebida Foto: Leonardo Finotti

Madeira predominante

Mascarenhas explica que buscou unidade na arquitetura através do desenho do mobiliário. Para isso, usou madeira tropical como principal elemento de composição do ambiente, aplicando-a nas paredes, forros e móveis. Estes últimos foram desenhados pelo escritório Sotero Arquitetos com o intuito de proporcionar maior identidade ao empreendimento.

A linearidade presente no interior do Ferraz Gourmet é claramente observada nas peças de madeira que compõem as vedações, no desenho do mobiliário com linguagem simples, bem como na sua disposição pelo ambiente. Esculturas inspiradas na temática da gastronomia e produzidas pelo artista baiano Bel Borba reforçam as características do projeto.

“As obras de arte, os elementos decorativos e as bebidas no bar e adega estão dispostas no local em cores vibrantes que contrastam com a neutralidade da madeira”, completa Mascarenhas.

Escritório

Sotero Arquitetos9 projeto(s)

Local: BA,Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 6.460
Área construída: 273

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo