> > > DuCarmo Store

DuCarmo Store

DuCarmo Store
O arquiteto Maurício Karam usufruiu do conforto da madeira e do projeto de iluminação para conceber os ambientes da luxuosa loja DuCarmo Store Foto/Imagem:Divulgação/ Du Carmo Store

Um projeto de requinte

A loja DuCarmo Store, localizada na cidade de Luanda, em Angola, reúne as marcas mais luxuosas do mercado da moda, em um espaço definido pelo uso da marcenaria, essencialmente desenhada para criar uma atmosfera comercial, com o conforto de uma residência.

Clássico e contemporâneo, o projeto arquitetônico de reforma foi realizado pelo arquiteto Maurício Karam, em 2014. Antes da intervenção do profissional, o espaço consistia no galpão de um grande centro de comércio, caracterizado apenas pela presença de lajes e pilares, o que obrigou o desenvolvimento do novo programa desde o início.

“Fizemos todas as infraestruturas de ar-condicionado, detectores de fumaça, forros, pisos e acabamento”, enumera Karam, ressaltando que também houve a necessidade de abrir as lajes em direção ao átrio principal, para alocar a escada – um dos elementos de destaque do projeto da DuCarmo Store.

Para idealizar o espaço, Maurício Karam pesquisou todas as grandes lojas de luxo das marcas que os clientes iriam expor no local, como os grandes magazines de Londres e Paris, além de lojas mais clássicas tipo maison, com o objetivo de explorar o lado mais fino e elegante desses estabelecimentos.

Marcenaria e materiais

O layout foi dividido em áreas infantil, feminino, masculino e acessórios. A partir disso, o arquiteto estabeleceu um design único de marcenaria que permite que, ao caminhar pela loja DuCarmo Store, cada ambiente seja identificado pelas cores, como o feminino revestido de branco e o masculino todo em grafite.

Além disso, cada uma dessas alas abriga uma área de estar particularmente decorada, conferindo uma personalidade singular a cada espaço. “Essa distinção também acontece na decoração e na disposição de outros nichos; o feminino, por exemplo, oferece confortáveis sofás, enquanto o masculino possui um bar”, acrescenta.

Enquanto no espaço feminino prevalecem a cor banca e os sofás, no masculino destacam-se o grafite e um bar Foto: Divulgação/ DuCarmo Store

Foram utilizados espelhos e vidros pretos com o objetivo de levar mais reflexo à loja. Assim, o arquiteto especificou o espelho bronze, enquanto o mobiliário explorou o linho e as tramas mais grossas para não ‘avolumar’ os espaços.

Devido à localização – um país com poucos materiais para se explorar –, houve a necessidade de alterar e trocar muitos acabamentos. Apesar de tudo, o conceito inicial da DuCarmo Store foi mantido.

O cimento queimado surgiu em substituição ao mármore travertino romano bruto, não somente pelo custo, como também pela dificuldade de assentamento da pedra no local. “Gosto desse acabamento no piso, pois dá um aspecto despojado à loja”, afirma Karam.

Iluminação

O projeto de iluminação utiliza lâmpadas focais para destacar cada estante, nichos e pilares, o que deixou a loja sob um cenário caprichosamente cênico. Também foram adicionadas sancas com rasgos de luz de LED, que clareiam o espaço; enquanto as bases dos móveis recebem luz de baixo para cima. “Isso concedeu uma atmosfera com diversos tipos de iluminação, deixando a DuCarmo Store bastante aconchegante”, conclui Karam.


Escritório

Maurício Karam Arquitetura16 projeto(s)

Local: LU, Angola
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 1200

Tipo de obra:
Lojas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo