> > > Hospital e Maternidade São Luiz

Hospital e Maternidade São Luiz

Hospital e Maternidade São Luiz
Dois prédios conectados entre si formam o Hospital e Maternidade São Luiz, cujo projeto foi assinado pelo escritório Zanettini Arquitetura Foto/Imagem:Marcelo Scandaroli

Edificação conectada

A unidade Anália Franco do Hospital e Maternidade São Luiz é a terceira da rede e a maior em extensão, dispondo de 43 mil metros quadrados de área construída, 180 apartamentos e 279 leitos. Localizada na zona leste de São Paulo, ela teve seu projeto arquitetônico assinado pelo escritório Zanettini Arquitetura, que separou o edifício em dois blocos: maternal e geral.

Dois grandes volumes escalonados nas fachadas frontal e posterior marcam a forma do edifício e abrem espaços para transformar o terreno em uma praça, ocupando toda a quadra. Esse escalonamento tem grandes vãos que exigem uma complexa solução estrutural para um edifício com estrutura de concreto.

“A volumetria rica e solta do solo liberou todo o espaço na sua base incorporando as vias do entorno e abrindo-se para toda a vizinhança”, comenta o arquiteto Siegbert Zanettini.

Fachada em movimento

Predominantemente, as fachadas abertas do Hospital e Maternidade São Luiz são destinadas às internações avarandadas, e as fechadas constituem os blocos cirúrgico e obstétrico, pavimento técnico e UTI. “Para dar leveza estética à acentuada volumetria horizontal, criamos varandas, passarelas, panos de vidro e cores na fachada”, conta.

Os três primeiros pavimentos das fachadas frontal e posterior são escalonados, em balanço. Essa solução gerou um amplo átrio, que vai do hall da entrada até o espaço aberto nos fundos, que circunda o auditório e o restaurante.

Disposição de ambientes

Hospital e Maternidade São Luiz - Edificação conectada
O térreo conta com recepção, estar, lojas, capela, auditório e restaurante Foto: Marcelo Scandaroli

Acima da última passarela, no sétimo pavimento, a estrutura metálica do heliponto faz o coroamento do prédio. A divisão criou um grande espaço central, permitindo a implantação de um jardim com espelho d’água no quarto piso, para o qual se voltam todos os ambientes de estar dos andares superiores. “Boa parte do térreo é ajardinada, configurando uma praça de passeio, circulação de pedestres e veículos e jardins”, relata o arquiteto.

O térreo do Hospital e Maternidade São Luiz conta com recepção, estar, lojas, capela, auditório e restaurante. A declividade deste andar foi aproveitada para a implantação do pronto-socorro, consultórios, setor de diagnóstico e tratamento, laboratórios e equipamentos de imagem.

Abaixo do quarto andar, o volume se une longitudinalmente, abrigando, no centro, os serviços de apoio comuns às duas alas. Com essa solução, foi possível otimizar o uso dos equipamentos e o trabalho das equipes médica e de enfermagem.

“A forma resultante, a clareza funcional, a riqueza de espaços externos e internos e a união entre os dois blocos por uma ponte em arco abaixo do heliponto são características que merecem ser ressaltadas”, conclui Zanettini.


Produtos utilizados nesta obra

Screenline

EuroCentro

Escritório

Zanettini Arquitetura10 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2003
Conclusão da obra: 2007
Área do terreno: 7.950
Área construída: 43.816

Tipo de obra:
Hospitais
Tipologia:
Saúde

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo