> > > One Thousand Museum

One Thousand Museum

One Thousand Museum
Arranha-céu residencial mais alto da cidade de Miami terá arquitetura criativa de Zaha Hadid e design personalizado em uma suntuosa estrutura de concreto e vidro Foto/Imagem:Divulgação Zaha Hadid

Ícone de luxo

Localizado na privilegiada Biscayne Boulevard, com vistas deslumbrantes para a arquitetura contemporânea do Museum Park, para as águas azul-cobalto da Baía de Biscayne, de South Beach e do Oceano Alântico, além do Porto de Miami, o arranha-céu One Thousand Museum terá mais de 60 andares, o equivalente a 216 metros. Será o primeiro edifício residencial projetado pela arquiteta internacionalmente conhecida, Zaha Hadid, no Hemisfério Ocidental. Para a cidade, ele simbolizará um ícone de luxo em uma região que está se tornando um dos mais Desde o início, a ideia era dar ao empreendimento um tamanho diferenciado. Por isso o local escolhido para a construção foi Downtown Miami, um dos poucos lugares onde é permitido projetar uma torre desse porte Zaha Hadid prestigiados destinos culturais, prestes a abrigar o Peréz Miami Art Museum e o Frost Museum of Science. Para a arquiteta, ele representa um grande desafio. “Desde o início, a ideia era dar ao empreendimento um tamanho diferenciado. Por isso o local escolhido para a construção foi Downtown Miami, um dos poucos lugares onde é permitido projetar uma torre desse porte”, revela Zaha. O edifício configura um dos mais altos da Flórida e concentrará a maior quantidade de metro quadrado residencial por edifício na cidade. Além de atender à demanda de clientes por construções sofisticadas, o projeto exigiu uma visão criativa ambiciosa, unindo arquitetura e design. Serão 83 apartamentos – com grandioso pé-direito de aproximadamente 3,5 metros, embora nas áreas comuns do prédio a altura possa chegar a 6 metros – distribuídos em versões de um e dois por andar; a primeira, com 920 m², e a segunda com metragem que varia entre 427 m² e 442 m². Há unidades dúplex e uma cobertura, também dúplex, com 1.462 m².

Arquitetura diferenciada

A criatividade de Zaha Hadid, reconhecida mundialmete, revela-se no projeto da sinuosa fachada do arranha-céu, cujo esqueleto externo de concreto favorece a entrada da ventilação e luz naturais. A estrutura sustenta uma camada interna de vidro, como se fosse uma obra de arte ao ar livre, protegendo um delicado cristal. Escondidos sob esta estrutura ficarão os grandiosos terraços dos apartamentos e as áreas comuns.

Para dar origem a piscinas e terraços, o exoesqueleto se abre à medida que a torre fica mais alta. No penúltimo andar, inferior ao heliporto, haverá uma piscina coberta, espaço para eventos, lounge de relaxamento, deque para sol, sala de jogos, entre outros luxos voltados ao lazer.

Na base da construção, um dente – pódio – envolve o exoesqueleto em direção ao interior do edifício, estabelecendo uma conexão entre exterior e interior. Lá também estará localizado o estacionamento e o deque com piscinas; a fachada terá painéis perfurados que favorecem a ventilação natural.

O revestimento do pódio será feito de cimento reforçado com fibra de vidro (GRC) que se estende ao longo da forma assimétrica. Já os painéis metálicos, também perfurados e ligeiramente dobrados, coincidem com as formas da fachada de vidro, proporcionando integração visual entre a torre e o pódio.

Entrada triunfante

No térreo do edifício, o hall de entrada terá pé-direito duplo que permitirá a contemplação do Some-se a isso comodidades como a automação residencial integrada, iluminação personalizada nas unidades e a certificação de sustentabilidade LEED Silver Zaha Hadid interior da construção; no lado de fora, estão previstos espaços dedicados a lojas, para atrair a atenção de pedestres e de meios de transporte que passam pela via local.

Os apartamentos são acessados desde o lobby, por meio de elevadores inteligentes privados e de alta velocidade. “Some-se a isso comodidades como a automação residencial integrada, iluminação personalizada nas unidades e a certificação de sustentabilidade LEED Silver”, destaca a arquiteta Zaha Hadid.

No ambiente contemporâneo, os espaços internos são levemente aromatizados com fragrância ímpar, criada pelos consultores olfativos da 12.29 especialmente para o One Thousand Museum. Profissionais de peso foram reunidos nessa obra: Enzo Enea conduz o paisagismo; Uli Petzold projeta todo o sistema de iluminação personalizada kreon; a empresa Gatto Cucine planeja as cozinhas que levam eletrodomésticos Gaggenau e Sub-z; e a automação residencial integrada tem o comando da empresa Crestronpiso.

Diferenciais do condomínio

O One Thousand Museum será o primeiro edifício residencial a ter um heliporto na cobertura da cidade de Miami. Os moradores irão dispor de cofre de alta segurança; serviço de segurança privada dentro e fora do edifício; exclusivo restaurante cinco estrelas que servirá apenas aos moradores e convidados; espaços para eventos; salão de charutos; sala de relaxamento; grandes piscinas – cobertas ou não, com água fria e quente –; banheiras de hidromassagem; sauna; banho turco e cabanas. O empreendimento atende ao luxuoso mercado regional e internacional, a exemplo do Oriente Médio, Extremo Oriente, Europa Oriental, América do Sul e Canadá. Os preços partem de US$ 5 milhões podendo alcançar US$ 15 milhões e ultrapassar essa cifra com as unidades dúplex, inclusive a cobertura, com preços sob consulta.


Escritório

Zaha Hadid1 projeto(s)

Local: MI, Estados Unidos
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 4.046.85
Área construída: 92.90304

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo