> > > Casa Ocean Side

Casa Ocean Side

Casa Ocean Side
Cubos, volumes, pérgolas e brises trazem personalidade à Casa Ocean Side, projetada pelo escritório Vitório Ecker Arquitetura Foto/Imagem:Márcio Torrez

Geometria em harmonia

Formas geométricas caracterizam o projeto arquitetônico da Casa Ocean Side, projetada pelo escritório gaúcho Vitório Ecker Arquitetura. Localizada na cidade de Torres (RS), a residência segue o estilo casa de lazer. "Buscamos obter harmonia com o entorno e explorar as visuais e a posição solar que o lote propicia”, comenta o arquiteto Vitório Ecker.

Arquitetura geométrica

“Os proprietários queriam um projeto com arquitetura contemporânea e ambientes integrados e que seguisse o conceito de uma casa de veraneio. Também pediram que a Casa Ocean Side se destacasse das demais e aparentasse ser maior do que realmente é”, relata o arquiteto. A residência conta com 280 m² de área construída, quatro suítes e living com três ambientes.

Entre as formas geométricas que se destacam no projeto está o cubo branco, que marca a sala de estar com pé-direito duplo e arestas oblíquas que formam seu interior. Esse cubo é preenchido pelo brise, cuja função é barrar o sol da tarde, e pela lareira revestida em pedra Miracema – granito em forma bruta.

Sobressai também o volume amadeirado que serve para marcar a entrada da Casa Ocean Side e abrigar o terraço da suíte master. A pérgola que cobre o terraço desta suíte e o beiral que avança sobre uma das suítes do fundo têm cor vermelha, que dá dar vida e personalidade à residência.

Por fim, o volume da escada, revestido com o mesmo amadeirado que marca a entrada, passa a sensação de estar abrigando a origem do cubo branco.

Aplicação dos materiais

De acordo com o arquiteto, a inspiração veio da arquitetura das casas de Punta del Este, utilizando elementos como planta aberta, pergolados, pé-direito duplo, brises horizontais, muita cor branca e materiais como vidro e madeira. “Os toques de vermelho dão ‘tempero’ ao projeto e personalidade para a residência, chamando atenção e tornando-a única”, completa.

As fachadas foram revestidas, em sua maioria, por reboco, texturas e pinturas simples, exceto pelas áreas amadeiradas e volumes com pedra natural. Na escolha dos materiais, o arquiteto procurou optou por aqueles que dão menos manutenção possível.

Os volumes parecem ter sido desenvolvidos de forma separada e somente montados e encaixados no local. “A Casa Ocean Side tem personalidade própria, com arquitetura forte e impactante”, enaltece Ecker.

Projeto de interiores

No projeto de interiores, o escritório procurou seguir uma arquitetura contemporânea com linhas retas e o máximo de integração, lembrando conceitos de Niemeyer e Corbusier. A planta é totalmente livre na parte social, com tudo integrado.

O pé-direito duplo na sala de estar contribui para o conforto térmico. Brises horizontais em alumínio foram instalados na fachada norte, para diminuir a incidência direta de sol e trazer privacidade. A sala de jantar está localizada no centro da casa, ligando-se à sala de estar e à cozinha. “Em dias mais quentes, esta área serve de varanda, e os moradores da Casa Ocean Side podem fazer suas refeições junto ao deck e à piscina”, finaliza.


Escritório

Vitorio Ecker Arquitetura3 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 540
Área construída: 279

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo