> > > L`America Shopping Center

L`America Shopping Center

L`America Shopping Center
O L'America Shopping Center foi inspirado nas antigas edificações italianas, o que está refletido tanto internamente quando na fachada Foto/Imagem:André Cavalheiro

Toque europeu

O L'America Shopping Center foi o primeiro shopping da cidade de Bento Gonçalves (RS). Ele foi idealizado com o objetivo de atrair a população local e os turistas que frequentam a região enogastronômica.

“O projeto deveria refletir os antigos palácios e vilas da região de Vêneto, na Itália, berço dos colonizadores que fixaram residência no Sul do Brasil. Essa influência renascentista deveria aparecer tanto nas soluções adotadas internamente, com revestimentos que evidenciam a utilização de pedras de granito, como nas fachadas”, explica a arquiteta Vera Zaffari, do escritório Vera Zaffari Arquitetura, responsável pelo projeto.

Obstáculos para a construção

Como os empreendedores optaram por construir o shopping em uma área central e bem localizada, foi necessário contornar a questão da falta de espaço. “O terreno era pequeno para a construção de um complexo de compras tão amplo. Além disso, o solo era bastante rochoso, o que exigiu a explosão das rochas no subsolo para que o projeto fosse enterrado. Na época, a solução que encontramos foi criar uma torre de estacionamentos para comportar as vagas necessárias”, relata.

Do exterior ao interior

As fachadas do L'America Shopping Center foram totalmente revestidas com plaquetas de revestimento cerâmico na tonalidade terracota, característica das fachadas das regiões costeiras da Itália. As cores foram desenvolvidas pelo fabricante especialmente para este projeto.

O revestimento cerâmico foi escolhido como premissa de um material resistente, com baixo índice de manutenção futura. Os pisos internos, totalmente revestidos de granitos de várias cores, formam desenhos com inspiração nos palácios venezianos.

“Aplicamos desenhos com tozettos – palavra italiana que significa pequenas peças de cerâmica – e rosas dos ventos formando desenhos decorativos em cores contrastantes. Os pilares também foram revestidos em granito e possuem a mesma temática”, conta a arquiteta.

Iluminação zenital

O L'America Shopping Center foi dividido em três pavimentos de lojas, interligados por escadas rolantes. Foram criados vazios para se obter uma interligação visual entre os andares, com iluminação zenital permeando todos eles.

Como o shopping está situado em uma região de clima frio, a arquiteta projetou grandes zenitais, que possibilitam a entrada de luz do sol e a iluminação natural na maior parte do dia. “Desenvolvemos uma grande zenital em forma de abóboda, feita em vidro na cor cobre. A praça de alimentação do L'America Shopping Center também possui uma grande zenital em arco. Ela absorve a luz do sol e ilumina as outras áreas”, comenta Zaffari.

Detalhes finais

Os gradis que formam os guarda-corpos dos vazios são feitos em metal, com destaque especial para o trabalho de serralheria, que foi um dos primeiros ofícios da cidade de Bento Gonçalves. “Os forros em gesso, com desenhos e sancas de iluminação embutidas, remetem aos desenhos do piso, fazendo uma composição harmônica”, finaliza a arquiteta.


Escritório

Vera Zaffari Arquitetura5 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 1998
Conclusão da obra: 2000
Área do terreno: 5.105
Área construída: 15.965

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo