O projeto arquitetônico do restaurante The Cloud, desenvolvido pelo escritório a21studĩo, foi construído a partir de uma intervenção mínima na natureza, aproveitando os recursos disponíveis na própria cidade Nha Trang, no Vietnã, e em suas proximidades.
Destacam-se na obra a otimização e a escolha dos materiais, como madeira e pedras naturais. Uma das soluções empregadas pelos arquitetos foi, em vez de ajustar as madeiras para que coubessem em medidas específicas, manter os seus cortes naturais.
Trata-se de um pequeno restaurante à beira-mar, com 126 m² de área construída, que tem capacidade para acomodar 60 pessoas e está localizado no topo de uma colina.
Na cobertura, uma armação leve, feita de metal, é coberta por uma grande lona colorida, que serve para iluminar o espaço, sendo mais do que a principal fonte de luz do estabelecimento, pois também ajuda a proteger os clientes da chuva e do sol. Além disso, marca o restaurante em meio à natureza – de longe, é possível avistar as suas cores, principalmente à noite.
Por meio de lajes de pedra, os arquitetos ergueram um bar. O teto deste ambiente foi protegido com um antigo barco, encontrado no próprio local. Com isso, o projeto propõe questionar o uso de materiais convencionais e potencializar a utilização de elementos naturais já disponíveis.
Por baixo da cobertura, estão situadas as mesas e cadeiras do restaurante. Cada ambiente foi projetado de forma que tivesse uma vista privilegiada para o mar. Além disso, o restaurante conta com piscina e esteiras para tomar sol.
Em seus métodos de construção, o a21 Studio busca uma abordagem simplificada, que tira vantagem de recursos naturais e acessíveis. A realização dessa obra começou a tomar forma a partir da experiência do escritório, que, ao longo dos anos de trabalho, tem evitado processos de construção agressivos, que gerem ruído, sujeira e outros inconvenientes. Com isso, o resultado foi uma construção mais rápida e econômica, com ótima redução de desperdícios.
Escritório
Termos mais buscados