Desfrutar ao máximo da vista oferecida pelo terreno foi o objetivo principal para a construção da casa. “Todo o projeto foi desenvolvido de forma que todas as aberturas enquadrassem a paisagem, dando a impressão de fotografia” comenta o arquiteto João Carlos Moreira Filho.
Além disso, essa atitude propicia e ajuda a fortalecer a percepção do clima, da luz, da sombra, da chuva e do vento. Benefícios que uma casa pode proporcionar.
Localizado na cidade de Nova Lima, Minas Gerais, o terreno está disposto em 990 m² de área construída, com declividade de 12 metros, sendo que a casa foi assentada aproveitando o mínimo de movimento da terra.
“A grande fachada aberta para a paisagem ficou seis metros acima do nível da rua, dando total privacidade à área social da casa” explica o arquiteto. A edificação horizontal com apenas com dois pavimentos é bem marcada através dos vários volumes sobrepostos e dos diferentes materiais, que tendem para o rústico, contrapondo às linhas retas e contemporâneas.
“Toda a área social foi desenvolvida ao redor da adega, que, a pedido do proprietário, precisou comportar toda a coleção de vinhos”, conta. Já a área íntima está localizada no segundo pavimento, contendo uma sala integrada com a copa, e as suítes da família. Todos os ambientes enquadram a paisagem.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados