O retrofit de um galpão, localizado no bairro nobre de Moema, em São Paulo, transformou uma antiga oficina de carros em um estiloso estúdio colaborativo de tatuagem e barbearia. Optamos por fechar as entradas para manter a privacidade necessária aos tatuadores e seus clientes Denis FuziiA Tattoaria House foi projetada pelo escritório Studio dLux para receber tatuadores temporários de todo o mundo, além de abrigar festas e eventos.
A premissa foi desenvolver um projeto arquitetônico em estilo industrial. Para tanto, não foram necessárias intervenções estruturais no armazém de 240 m². A atmosfera que já dominava o ambiente foi preservada e ganhou personalidade de modo a dar as boas-vindas a todos os públicos: quem vai tatuar ou se tatuar, barbear ou ser barbeado, acompanhar, fazer um happy hour, comprar acessórios e até mesmo apenas conhecer o espaço.
A identidade da casa fica explícita já na fachada, que traz grafitado em seus grandes painéis de madeira o logo da Tattoaria House: uma caveira. O símbolo foi usinado para se destacar de cinza escuro sobre a tonalidade mais clara da mesma cor. “Optamos por fechar as entradas para manter a privacidade necessária aos tatuadores e seus clientes”, conta o arquiteto Denis Fuzii.
O estúdio foi dividido em quatro partes: recepção, barbearia, área de relaxamento e bar. Mais ao fundo, encontram-se as cabines onde são realizadas as tatuagens e um lugar reservado para que o tatuador possa descansar e interagir. No final do salão, encontram-se os banheiros, a cozinha e o escritório.
O Lounge & Bar, logo na entrada, é que recebe os convidados. Ali, pode-se degustar variados tipos de cerveja. Os clientes podem relaxar, conversar e se refrescar em um clima descontraído. Ao lado, a área de jogos resgata os bons tempos da sinuca e do clássico arcade, com os seus flipers.
A Barber Shop convida os visitantes a mexer no visual e possui uma loja com produtos variados e peças exclusivas da Tattoaria. São vendidos, ainda, itens específicos para tatuadores, como máquinas e tintas de marcas renomadas.
Partimos de um grande galpão abandonado, nos inspiramos em projetos industriais e, seguindo esse estilo, criamos algo inovador Denis FuziiO arquiteto explica que o conceito foi criar um espaço mutável e versátil para abrigar livremente todos os profissionais, além de eventuais festas. “O projeto pedia flexibilidade. Assim, a divisão das estações individuais de trabalho foi feita com cortinas, que podem ser todas abertas deixando uma extensa área para os eventos”, revela.
Para o projeto de iluminação, foi criado um sistema em trilhos. Nas áreas de maior permanência, foi também colocada uma enorme eletrocalha, da qual saem os pendentes responsáveis por iluminar determinados pontos do ambiente.
A Tattoaria House tem um clima fresco e novo. O estilo industrial do antigo galpão ganhou mais personalidade com o uso de OSB e móveis de madeira compensada, que, além de serem funcionais, compõem a decoração. O piso de cimento queimado, os ladrilhos hidráulicos e as pinturas espalhadas pelo salão completam a identidade do projeto.
Um grande grafismo branco que circunda todas as paredes pretas do estúdio complementa o design de interiores.
“Partimos de um grande galpão abandonado, nos inspiramos em projetos industriais e, seguindo esse estilo, criamos algo inovador”, conclui Fuzii.
Escritório
Termos mais buscados