> > > Firma Casa

Firma Casa

Firma Casa
Da frente revestida com mais de 3 mil mudas da planta espada-de-são-jorge ao interior repleto de arte e design, o projeto de reforma da loja Firma Casa traz o ineditismo e a sustentabilidade como ingredientes irresistíveis Foto/Imagem:Maira Acayaba

Poderosa fachada

Uma fachada impactante, com volumetria diferenciada e soluções inéditas marca o projeto de Os recipientes conferem efeitos interessantes à medida que a luz do dia reflete na fachada. Além disso, os vasos possibilitam a circulação de ar rente ao concreto, o que influencia na temperatura interna do ambiente Equipe SuperLimão reforma da Firma Casa, em São Paulo, desenvolvido pelo escritório SuperLimão Studio em parceria com os Irmãos Campana, responsáveis pela concepção artística. Na loja e showroom, toda a frente – paredes e telhado – recebeu mudas da espécie espada-de-são-jorge dispostas em cerca de 3 mil vasos de alumínio dobrado, medindo 40 cm, fixados em uma trama metálica. A fachada sustentável criada especialmente pelo SuperLimão Studio acomoda mais de 9 mil mudas – três em cada vaso – e remete à cultura popular brasileira, na qual a espada-de-são-jorge é representada como uma planta de poder. A manutenção mostra-se prática, pois os recipientes possuem peso reduzido e têm fácil irrigação.

O sistema de irrigação é fixado no gradil de suporte dos vasos. Além disso, a própria forma dos recipientes permite a passagem da água de um para o outro, conforme o líquido permeia a terra.
“Eles conferem efeitos interessantes à medida que a luz do dia reflete na fachada. Além disso, os vasos possibilitam a circulação de ar rente ao concreto, o que influencia na temperatura interna do ambiente e garante um caráter arquitetônico diferenciado e sustentável”, reflete a equipe do SuperLimão Studio.

Reforço estrutural

Para suportar a loja e a galeria – um espaço planejado para receber também peças de grande porte –, a reforma previu um reforço estrutural na edificação. O SuperLimão revela que “Era preciso criar um projeto cujo conceito potencializasse a resistência e a flexibilidade do ambiente. Por isso buscamos soluções de dimensão industrial”. Tudo na construção atente à demanda do projeto com caráter industrial: as vigas aparentes originais, a porta de acesso de aço e do tipo ‘camarão’ – capaz de abrir o suficiente para a entrada de uma empilhadeira – e o piso interno da galeria. Com espessura de 18 cm e capacidade para suportar toneladas, o chão de concreto comporta peças de grande porte e peso elevado. Até os ímãs fixados nas vigas metálicas foram garimpados pelo escritório em uma feira de equipamentos industriais. Eles servem de suporte para a exposição e são capazes de sustentar de 100 kg a 350 kg.

Firma Casa - Poderosa fachada
O novo projeto da Firma Casa testa os limites entre arte e design, vanguarda e ineditismo Foto: Maira Acayaba

Galeria e loja: espaço segmentado

Reorganizado, o espaço interno foi segmentado em duas áreas principais: a galeria, com pé-direito Era preciso criar um projeto cujo conceito potencializasse a resistência e a flexibilidade do ambiente. Por isso buscamos soluções de dimensão industrial Equipe SuperLimão de aproximadamente 6 m; e a loja delimitada por uma grande porta de correr, que integra a área do estoque, eventualmente usada como espaço de exposição. O SuperLimão também projetou um grid metálico aparente de perfilados de elétrica para fixar e dimerizar de forma independente qualquer peça de iluminação. Com isso as paredes e estruturas metálicas permitem que itens em exposição sejam fixados, o que garante o aproveitamento do espaço e reforça a ideia de funcionalidade aparente do projeto.

Materiais reaproveitados

Em toda a área externa da Firma Casa, o piso drenante com poder de absorção semelhante à areia chama a atenção e revela mais uma característica sustentável da obra. Para compor o chão, o piso de mosaico português existente foi reutilizado como substrato junto à brita. Para amalgamar a mistura, foi aplicado um produto inédito no Brasil, uma cola de poliuretano que pode ser usada para unir vários tipos de materiais. Encontrado no piso da loja e característico das construções antigas da região, o mosaico foi totalmente reaproveitado na reforma. Além de compor o novo piso, fragmentos do revestimento dão corpo ao móvel fixo do bar, dentro de um gabião de contenção na parte do showroom. Para complementar, betoneiras, escadas e outras peças garimpadas em ferros-velhos e utilizadas durante a obra completam o ambiente e servem, ao mesmo tempo, como expositores da nova Firma Casa.

Marcas reconhecidas

Na vitrine da loja, porta-paletes – estantes metálicas geralmente destinadas ao armazenamento de estoque em grande escala –, foram utilizados de forma convencional para acomodar as peças exclusivas da galeria. A Firma Casa, criada em 1993 com projeto de Aurélio Martinez Flores, além de comportar uma galeria de arte e design com itens únicos ou de edição limitada, propõe-se a ser também um showroom multimarcas. Marcas reconhecidas mundialmente fazem parte do mix de produtos da loja, entre elas Zanotta, Cerruti-Baleri, Edra, Corsi e Bernardaud. No portfólio estão nomes de peso como Fernando e Humberto Campana, Aurélio Martinez Flores, Nada Se Leva, Jaqueline Terpins, Flavia Alves de Souza e Thomas Eyck, além do parceiro SuperLimão Studio.


Fornecedores desta obra

Piso

BASF

Escritório

SuperLimão Studio25 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2011
Área construída: 520

Tipo de obra:
Lojas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo