> > > SEBRAE-MG

SEBRAE-MG

SEBRAE-MG
Responsável pelo projeto do novo SEBRAE-MG, o Studio Prudencio trabalhou de forma rápida e sustentável. Localizado em BH, o edifício tem linhas contemporâneas e se destaca na região Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Complexo arquitetônico

O Studio Prudencio foi vencedor do Concurso Nacional de Projetos, que escolheu o responsável pelo novo projeto arquitetônico do SEBRAE-MG, construído na cidade de Belo Horizonte em 2016. O concurso foi organizado pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG) em parceria com a entidade.

Essa praça enfatiza o caráter público, ao propor a integração entre o passeio e suas áreas internas, através do foyer de acesso e distribuição aos setores administrativo e de eventos. De caráter cívico, também permite a realização de atividades sociais Andreoni Prudencio

O programa da instituição foi organizado a partir de três diferenciais. O primeiro foi a resposta positiva do partido como elemento integrador frente a um conjunto de preexistências orginalmente não articuladas. O segundo foi a rápida execução, a fim de atender à demanda de infraestrutura existente da instituição. Por fim, o terceiro foi a sustentabilidade através de sistemas, materiais e tecnologias aplicados em todo o complexo.

Praças que integram

A distribuição do programa do SEBRAE-MG serviu como ponto principal para a integração, criando novos acessos e conexões entre o conjunto e a frente. A fim de enfatizar o caráter público do edifício e criar uma maior aproximação entre o lado do passeio e o espaço interno, foi inserida como grande praça de acesso principal.

“Essa praça enfatiza o caráter público, ao propor a integração entre o passeio e suas áreas internas, através do foyer de acesso e distribuição aos setores administrativo e de eventos. De caráter cívico, também permite a realização de atividades sociais”, comenta o arquiteto Andreoni Prudencio.

Além disso, o centro do complexo também conta com uma praça de uso privado no 3° pavimento. Esse espaço tem como um objetivo conectar os edifícios preexistentes e o novo, propondo a integração entre seus usuários. Já o acesso de veículos é feito pela via de menor tráfego.

A irrigação dos jardins é feita através de reúso de água da chuva Foto: Marcelo Donadussi

Rápida construção

Para a concepção do partido, foi levada em conta a velocidade para a construção requerida pelo concurso. Para isso foi proposta uma estrutura parcialmente pré-fabricada, composta por um mix de concreto e metálica de lajes steel frame, deck e concreto protendido.

“Pelo edifício ter sido objeto de concurso, já tínhamos como premissa buscar uma arquitetura de excelência e que respondesse aos desejos dos idealizadores. Uma das necessidades a ser atendida foi ampliação da área administrativa e de eventos do SEBRAE-MG”, conta o arquiteto.

O átrio é ainda marcado por uma grande zenital que mantém a projeção de seu perímetro, iluminando-o de modo indireto Andreoni Prudencio

Layout

Em relação ao layout, tanto na área administrativa quanto na de evento, a busca foi por flexibilidade máxima para absorção de possíveis rearranjos ao longo do tempo. No bloco administrativo, a planta é livre e as divisórias são leves. No espaço de evento, há um sistema de divisórias retráteis que permitem ou não a compartimentação entre diversas salas ou um auditório, e até mesmo uma integração total com o espaço do foyer, criando uma espécie de pavilhão.

Segundo Prudencio, alguns dos módulos precisaram ser estruturados através de tirantes presos às treliças que marcam as fachadas longitudinais, ao invés de pilares no térreo e no 2° pavimento, a fim de permitir um vão livre para a viabilidade da flexibilização sem elementos limitadores.

Projeto de interiores

O projeto de interiores foi concebido sobre padrões preestabelecidos pela instituição idealizadora, relativos a materiais e paleta de cores.

O diferencial ficou por conta do grande átrio que faz a integração entre as atividades e a distribuição entre os diversos pavimentos, através de elevadores, mas principalmente através da escada helicoidal que se apresenta como elemento escultórico. “O átrio é ainda marcado por uma grande zenital que mantém a projeção de seu perímetro, iluminando-o de modo indireto”, completa o arquiteto.

SEBRAE-MG - Complexo arquitetônico
A escada helicoidal se apresenta como um elemento escultórico em meio à edificação Foto: Marcelo Donadussi

Sustentabilidade

Com relação à sustentabilidade, em primeiro lugar, houve a aplicação da tela das fachadas do bloco administrativo, que permitiu filtrar a luz e controlar a temperatura, além de gerar interessantes visuais desde o espaço interior, ao compor com a estrutura metálica aparente na fachada.

Ao gerar mais conforto térmico aos ambientes internos, permitiu uma significativa redução do dimensionamento e, consequentemente, do consumo de climatização artificial.

Também foram utilizados telhados verdes tanto no 3° pavimento, gerando um espaço de uso comum, quanto na cobertura técnica. “Este sistema pré-fabricado de telhado verde permite a retenção temporária do volume de água recolhido nestas superfícies sob a vegetação, diminuindo a demanda imediata pelas redes públicas pluviais. A irrigação dos jardins é feita através de reúso de água da chuva”, complementa Prudencio.

Projeto de iluminação

O projeto de iluminação faz extenso uso de luz natural, ao passo que o projeto previu as duas grandes fachadas envidraçadas e uma zenital sobre o átrio principal.

Além desta questão gerar maior conforto luminotécnico para o usuário, permite que haja uma redução do uso de iluminação artificial, a qual, por sinal, foi inserida em um forro modular, que possibilita facilmente sua relocação conforme necessário.


Escritório

Studio Prudencio2 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 12823
Área construída: 16000

Tipo de obra:
Centros Educacionais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo