> > > Praça Henrique Monteiro

Praça Henrique Monteiro

Praça Henrique Monteiro
Com mais de 30 mil m² de área construída e 41 andares, o edifício Praça Henrique Monteiro é um imponente projeto de uso residencial e comercial que leva assinatura do Studio Arthur Casas Foto/Imagem:Divulgação Studio Arthur Casas

Imponência unificada

Conectado por uma extensa área arborizada, o empreendimento Praça Henrique Monteiro reunirá projetos de diferentes funcionalidades em um lote de mais de 3 mil m². Numa única torre, Arthur Casas e equipe projetaram apartamentos residenciais, restaurantes e hotel. O complexo está localizado num importante centro financeiro e numa das regiões mais badaladas da capital paulista.

Curiosamente, o edifício será um dos poucos destinos em São Paulo que receberá a assinatura de um único escritório de arquitetura em todos seus os projetos. Não à toa, uma das grandes características desta criação é a identidade visual e linguagem unificadas, que possibilitarão a otimização dos espaços com inteligência, garantindo maior segurança e privacidade aos frequentadores.

Idealizados de forma independente, os volumes se encaixarão precisamente separando os diferentes usos do empreendimento, sem criar nenhum tipo de conexão interna entre eles, especialmente no caso das áreas residencial e hoteleira.

Segundo Casas, o desenho da fachada da grande torre de 41 andares buscará ser discreto, mas simultaneamente imponente, atemporal e livre de excessos, a fim de evitar incômodo visual no conjunto urbano. Neste quesito, a estética será ditada pelo dinamismo de brises metálicos que propiciarão a privacidade e entrada de luz e ventilação natural aos apartamentos.

Reduto residencial

Os mais de 12 mil m² de área construída que serão destinados apenas à parte das residências, foram pensados para o aproveitamento máximo de bens e recursos, pautados pela sustentabilidade e eficiência. “A arquitetura nasce em simbiose com o design de interiores, considerando percursos e, de forma racional, maximizando a ocupação do espaço”, diz o autor.

Ao invés dos corredores, o projeto dará espaço a um living com 18 metros quadrados rodeados por uma vista panorâmica, contemplando a área social com 24 metros de transparência, luz e ventilação natural, seguindo à risca o principal ponto de partida de Arthur Casas: a relação das necessidades do homem em harmonia com o convívio e a paisagem.

Um volume envidraçado, suspenso a 9 metros do solo, abrigará a área de lazer residencial Foto: Divulgação Studio Arthur Casas 

Passeio

Amenizando a divisão de espaços públicos e privados, a larga calçada frontal receberá um primoroso projeto de paisagismo numa área de convivência verde, que atuará estrategicamente como recuo da torre para ampliar a sensação de conforto e privacidade nos apartamentos.

De acordo com o plano traçado para a nova edificação, a curta e discreta rua Henrique Monteiro receberá, ao longo de 57 metros de comprimento, um agradável passeio com bosque de ipês, canteiros e bancos.


Escritório

Studio Arthur Casas34 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2021
Área construída: 12271

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo