> > > Terra Vista Trancoso

Terra Vista Trancoso

Terra Vista Trancoso
Na área externa a parede recebeu reboco rústico na Foto/Imagem:Xico Diniz

Natureza integrada

A conexão com a paisagem norteou o projeto marcado por linhas retas, formas geométricas e estilo contemporâneo. Criada pelo arquiteto Sidney Quintela, do escritório SQ+ Arquitetos Associados, a residência de 800 m² localizada em Trancoso, na Bahia, tira partido de grandes vãos e decoração minimalista. “Vale destacar que as escolhas dos materiais usados na construção e nas peças de decoração estão alinhadas com o contexto do local”, comenta Quintela.

As escolhas dos materiais usados na construção e nas peças de decoração estão alinhadas com o contexto do localSidney Quintela A construção é dividida em três módulos independentes. No principal, com dois pavimentos, estão o living, a sala de jantar, o home theater e uma cozinha gourmet. O andar superior é composto pela suíte do casal e a dos filhos. Como a família gosta muito de receber amigos foi criado outro módulo com duas suítes para hóspedes, que se interliga com o restante da casa por uma passarela. No terceiro módulo há mais um espaço dedicado à culinária – este com vista para a piscina.

Sustentabilidade

A preocupação ambiental é um dos diferenciais do projeto. Madeiras e telhas são certificadas e a água utilizada na residência é de poço artesiano com estação de tratamento. Existe, ainda, um sistema de captação de águas pluviais para limpeza da casa e manutenção do jardim.

A construção também foi pensada de forma estratégica. O projeto é basicamente composto por Para não prejudicar a impermeabilidade do terreno a residência está apenas 20% apoiada sobre o soloSidney Quintela decks e varandas em madeira, áreas permeáveis que não ficam sobre a laje, mas funcionam como apoios para a estrutura. “Para não prejudicar a impermeabilidade do terreno a residência está apenas 20% apoiada sobre o solo. Além disso, a iluminação conta com sensor de presença. Grandes vãos e esquadrias de vidro privilegiam iluminação e ventilação naturais”, detalha.

Materiais

Madeiras certificadas e de reflorestamento foram usadas em toda a estrutura da casa. Os pergolados foram feitos com eucalipto. Pinus e Ipê foram aplicados na cobertura e nos deques.

 


Escritório

SQ+ Arquitetos Associados12 projeto(s)

Local: BA, Brasil
Área do terreno: 2.111.07
Área construída: 800

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo