> > > Casa em Orlândia

Casa em Orlândia

Casa em Orlândia
A reforma da Casa em Orlândia, projetada pelo escritório SPBR Arquitetos, remodelou as estruturas e modificou a estética arquitetônica, transformando-a em uma residência moderna Foto/Imagem:Nelson Kon

Um novo olhar

Localizada na pequena cidade de Orlândia, em São Paulo, a residência projetada pelo escritório SPBR Arquitetos, foi feita com blocos de 80 m² laterais divididos por lotes que ocupam basicamente um único piso. Os arquitetos abriram horizontes na reforma. “De maneira generosa, privilegiamos a iluminação natural e acrescentamos no programa salas de estar, jantar e música, jardim e piscina”, conta o arquiteto Angelo Bucci.

Estrutura da casa

Da casa que existe há 20 anos restou apenas a estrutura; todo o restante foi repaginado. Os arquitetos ergueram um andar e a tornaram um sobrado embora em seus 450 m² de área de terreno quase não se percebe a presença de pavimentos. A laje de concreto horizontal foi mantida em prol da paisagem. “O exterior não permitia a existência de um telhado de duas águas, isso impediria a vista. É interessante notar que as casas e os prédios ao redor preservam o mesmo gabarito, todos são edifícios baixos. E o telhado horizontal permite a visão para todas as direções”, relata o arquiteto.

Como a laje não poderia sobrecarregar o chão, o escritório projetou vigas de madeira, para sustentar o topo das paredes, erguidas por uma viga de betão, como se fosse um anel. Parte dessa nova plataforma foi coberta para fazer a nova sala de estar e de jantar. Além das vigas de madeira na reforma, os arquitetos utilizaram estrutura em aço, como um pórtico, cujos pés tocam o chão da parede.

Desenvolvimento do projeto

“A pérgola de madeira está associada a uma sombra do toldo leste vertical e a fachadas oeste. Além disso, uma persiana de madeira ajuda a filtrar a luz nas frentes norte e sul. A sala de estar está localizada no térreo e é integrada às varandas próximas ao jardim e à piscina. Abaixo da área da piscina está a sala de música”, explica.

Os arquitetos optaram por preservar a residência, alterando apenas algumas peças, que foram adicionadas para fazer um novo conjunto, uma casa remodelada.


Escritório

SPBR Arquitetos18 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2009
Área do terreno: 450
Área construída: 260

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo