> > > Edifício Iguaçu

Edifício Iguaçu

Edifício Iguaçu
De autoria do Smart Arquitetura, o Edifício Iguaçu recebeu uma fachada diferenciada que exalta a beleza do concreto aparente e da madeira Foto/Imagem:Miagui — Creative Production Studio

União de arte e arquitetura

Ao caminhar pela Avenida Iguaçu, em Petrópolis (RS), é possível contemplar o Edifício Iguaçu que dialoga com a cidade através de sua arquitetura. Idealizado pelo Smart Arquitetura, o edifício residencial - composto por 14 unidades de 103 m² e 207 m² - enaltece o concreto aparente e a madeira que indicam traços do alfabeto topomórfico da artista plástica Heloisa Crocco .

Em 2017, o Edifício foi honrado com dois prêmios: Sinduscon (Empreendimento de Pequeno / Médio Porte) e Saint Gobain de Arquitetura Habitat (Residencial Habitat Sustentável).

"Buscamos construir um edifício que se conecta com uma paisagem local, leve transparente e essencial, com uma fachada e dinâmica na fronteira entre o exterior e o interior, entre a arquitetura e a arte, entre o ancestral e o contemporâneo", conta o arquiteto Márcio Carvalho .

Toque essencial

A madeira está presente no teto e nos móveis Foto: Miagui — Creative Production Studio 

A fachada do edifício construído um elemento que evidencia a presença da luz solar dentro dos apartamentos: são os brises com traços do alfabeto topomórfico. Quando a luz incide sobre os brises, os internos combinam jogos de luzes que se evidenciam nos móveis e revestimentos.

A artista plástica Heloísa Crocco foi a responsável pela criação dos grandes painéis que hoje fazem parte da paisagem da cidade. O resultado é uma fachada viva e dinâmica, além de conectar o interior e o exterior.

O alfabeto topomórfico simula o corte em topo da madeira. Através do estudo da linha do tempo da árvore, com sua força essencial e magia, um artista compõe os padrões de sua arte com uma infinidade de possibilidades que a natureza oferece, aplica seus desenhos em diversas, fazendo de alguma forma, a natureza permanecerá .

"Simplicidade, modernidade e arte. Foram os pilares que o nosso grupo - com ideias inovadoras e atento à natureza - priorizou. Esse projeto nos ensina que é possível construir e habitar como os pássaros. Um desenho novo de viver, revelando a luz, os espaços e a interatividade com o morador e com a cidade ", conta a artista Heloísa Crocco.

Veja outros edifícios residenciais na Galeria da Arquitetura:

Edifício Alba , por GUIMATTOS

Edifício Manga , por Laurent Troost Arquiteturas


Escritório

Smart Arquitetura6 projeto(s)Studio Prudencio2 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2020
Área do terreno: 934
Área construída: 3.157

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo