> > > Edifício Residencial Trentino

Edifício Residencial Trentino

Edifício Residencial Trentino
O Edifício Residencial Trentino, projetado pelo escritório Skylab Arquitetos, possui em sua fachada traçados contemporâneos e marcantes, além de influências da arquitetura modernista Foto/Imagem:Fábio Barbosa

Traçados marcantes

Com influências da arquitetura modernista, mas com traçados contemporâneos, o Edifício Residencial Trentino, localizado na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais e projetado pelo escritório Skylab Arquitetos, possui uma estética criada a partir do no partido original. “A contraposição e o dinamismo dos andares nortearam o design do edifício”, complementa o arquiteto Frederico Andrade de Paulo.

Em 2013, o prédio recebeu o primeiro lugar na categoria residência multifamiliar, na 2ª Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e das Vertentes de Minas Gerais, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), do núcleo Juiz de Fora.

Linhas em contraposição

Sua volumetria e fachada principal foram trabalhadas em conjunto, com o objetivo de obter um dinamismo por meio da oscilação dos traçados das varandas, alternando entre o diagonal e o retilíneo. O arquiteto Guilherme Fernandes Ferreira reforça que o projeto possui estrutura caracterizada pelas linhas marcantes da fachada. Entre os materiais adotados estão o concreto aparente, a madeira e a pedra, ressaltados pela simplicidade.

Composição dos ambientes

O edifício foi projetado em um terreno de 522 m², com um programa que prevê apartamentos com amplos e confortáveis ambientes. O prédio é composto por seis apartamentos, sendo um por andar.

“A obra abrange em cada unidade uma sala de jantar, sala de estar, cozinha, área de serviço, lavabo, banheiro social, dois quartos e duas suítes, além de uma ampla varanda frontal que define a principal característica do edifício: a contraposição de volumes”, explica o arquiteto Frederico. Todos os apartamentos possuem uma vista privilegiada da cidade de Juiz de Fora, em especial para o verde da praça e a área de lazer do Clube Bom Pastor.

Iluminação e paisagismo

A iluminação do edifício é natural e serve para todos os ambientes através das aberturas projetadas nas fachadas leste e oeste que, além disso, permitem a ventilação cruzada.

Já no projeto de paisagismo, os profissionais do Skylab Arquitetos fizeram no térreo uma paginação de piso orgânico que também se traduz no desenho paisagístico.

Materiais utilizados

O concreto foi utilizado em grande parte na volumetria do prédio, destacando os andares alternados. A madeira compõe as varandas de cada andar, destacando a verticalidade do edifício. No segundo nível de garagem, os brises de madeira emoldurados pela horizontalidade da caixa em concreto acabam amenizando os elementos verticais trabalhados ao longo da fachada do edifício. As pedras dão destaque ao acesso principal do residencial”, finaliza Guilherme.


Escritório

Skylab Arquitetos9 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 522
Área construída: 2.577

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo