> > > Residência V.P

Residência V.P

Residência V.P
Partido térreo, amplo e com áreas sociais totalmente integradas caracterizam o projeto criado pelo escritório Rosane Leitzke Arquitetura no litoral de Santa Catarina Foto/Imagem:Divulgação Rosane Leitzke

Varanda integra a casa

Com partido único e funcional, a Residência V.P., localizada na praia da Barra, em Santa Catarina, e projetada pelo escritório Rosane Leitzke Arquitetura, foi desenvolvida e adaptada para o dia a dia da nova proprietária. “A casa térrea oferece total acessibilidade e seus grandes avarandados foram inspirados no estilo colonial contemporâneo”, comenta a arquiteta Rosane Nolasco Leitzke.

O projeto que a princípio seria uma reforma – no local havia duas casas geminadas, mas a ideia era transformar em uma única construção – acabou sendo demolido, e a obra começou do zero. No lugar surgiu uma residência com design simples, telhado de duas águas e conceito de arquitetura funcional e confortável.

“Como o terreno é bastante úmido, a solução encontrada foi construir a casa elevada em relação ao solo e manter o terreno o mais permeável possível, permitindo que a água da chuva seja absorvida rapidamente pelo solo”, explica a arquiteta.

Residência avarandada

Um dos grandes diferenciais é a varanda que circunda a casa de ponta a ponta. Além de ampla, ela possui churrasqueira unida ao deck, que recebe o sol na maior parte do dia. Uma excelente área de convivência para os moradores.

Layout integrado nos ambientes

O que torna a morada prática e funcional são os ambientes sociais e integrados, a exemplo da cozinha e varanda, que acomoda a churrasqueira e a área de convivência.

Quanto às questões sustentáveis e econômicas, a arquiteta instalou três claraboias no corredor que levam aos dormitórios. Esta área de circulação recebe iluminação natural durante todo o dia. No restante da casa, pontos de luz artificial foram criados com a ajuda de abajures, dando um ar mais intimista.

Materiais, revestimento e vedações

A pedra da própria região, um dos materiais importantes e predominantes na construção, aparece nas fachadas, revestindo os pilares da varanda e da churrasqueira e as chaminés da lareira. Já a madeira de demolição está presente na porta principal de entrada, com design antigo.

Nas vedações, as esquadrias de PVC oferecem proteção por sua resistência, além de darem o apoio necessário às estruturas . Por fim, esse tipo de esquadria também dá um toque especial ao design do projeto. Como a residência está localizada em uma área com muito verde, Rosane Leitzke instalou telas embutidas contra insetos.

A arquitetura simples, com materiais de boa qualidade e harmonia com o entorno, seguiu à risca o pedido dos novos moradores, que precisavam de uma construção funcional, mas com características coloniais e contemporâneas.


Produtos utilizados nesta obra

Perfil Para Janelas Euro-Design 60

REHAU

Escritório

Rosane Leitzke Arquitetura & Construção4 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 587
Área construída: 212

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo