> > > Capital Gate

Capital Gate

Capital Gate
Como uma grande escultura, o Capital Gate se destaca na cidade de Abu Dhabi. De autoria do escritório RMJM, o projeto demandou as mais modernas técnicas construtivas Foto/Imagem:Divulgação RMJM

Ícone arquitetônico

O Capital Gate, autoria do escritório RMJM, é um edifício icônico que se destaca na cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Sua enorme fachada feita de aço e vidro oferece uma imagem impressionante do projeto – um centro de exposições e desenvolvimento de uso misto.

“Os clientes estavam procurando uma maneira de se inserir na região e expandir o novo centro de negócios. Com isso, criamos uma torre principal e característica, trazendo para o prédio a identidade única que eles desejavam”, conta o arquiteto Neil van der Veen.

Elaboração do programa

Todo o empreendimento foi projetado para que, quanto mais alto fosse construído, mais o peso ficasse no topo, de forma que a torre começaria a se inclinar. Por isso que tinha que ser projetado verticalmente. Isso significa que quando os arquitetos começassem a construir os pisos de baixo, o edifício poderia se mover e acabar com rachaduras graves ou outros problemas.

O Capital Gate conseguiu alcançar sua inclinação através de uma técnica de engenharia que permite que as placas do chão sejam empilhadas verticalmente até o 12º andar e escalonadas, uma sobre a outra entre 300 mm e 1.400 mm. A pressão gravitacional causada pela inclinação de 18° é contrariada por uma técnica chamada núcleo pré-curvado, usando um núcleo de concreto reforçado com aço, construído um pouco fora do centro.

Além disso, o edifício está ancorado no chão por 490 pilhas de fundação que foram perfuradas de 20 a 30 metros no subsolo para apoiar a estrutura. Essas pilhas estão em tensão à medida que a sobreposição foi aplicada.

Design representativo

Capital Gate - Ícone arquitetônico<BR>
Ao entrar no projeto os usuários são recebidos por um átrio livre composto por um telhado de vidro dinâmico que traz luz natural para o ambiente Foto: Divulgação RMJM

Este projeto se sobressai pela sua fachada de aço e vidro que traz uma imagem moderna. Seu design vertical e curvado também oferece uma presença única no horizonte de Abu Dhabi e cria uma identidade memorável para o centro de exposições.

O objetivo do cliente era transformar as salas de exposições em algo icônico. Mas, se fosse uma estrutura menor e horizontal, não teria o mesmo impacto quanto colocar uma torre alta na vertical e inclinada. O edifício conta com 35 andares.

“Este projeto é representativo do tempo que a cidade estava atravessando: ‘podemos fazer qualquer coisa, queremos ultrapassar os limites e mostrar ao mundo do que somos capazes’. E é isso que ele representa e é por isso que também se tornou um ícone para a cidade. Ele é usado hoje em literatura, folhetos e informações turísticas”, comenta o arquiteto.

O prédio tem capacidade para receber mais de 16.000 m² de escritórios, além de já abrigar o primeiro hotel Hyatt de Abu Dhabi, que tem mais de 160 metros de altura.

Iluminação

Ao entrar no edifício, os usuários são recebidos por um átrio livre composto por um telhado de vidro dinâmico que traz luz natural para o ambiente e para o espaço no fundo da torre.

A iluminação externa foi projetada para minimizar o consumo de energia. Então, além da entrada de luz natural, a fachada recebe iluminação de baixo nível com as lâmpadas de LED.

Escritório

RMJM6 projeto(s)

Local: AB, Emirados Árabes
Início do projeto: 2007
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 53.100

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo