> > > IT & Zenith

IT & Zenith

IT & Zenith
Com linhas retas e superfícies lisas, o conjunto arquitetônico IT & Zenith é formado por duas torres sobre um embasamento comum Foto/Imagem:Marcelo Scarpis

Conexão contemporânea

Composto por duas torres sobre um embasamento comum, o edifício IT & Zenith possui linhas retas e superfícies lisas. Assinado pelo escritório Pablo Slemenson Arquitetura, o projeto arquitetônico de uso misto está localizado no bairro do Itaim Bibi (SP).

A aparência e a funcionalidade sempre tiveram a mesma força nesse projeto, que nasceu da intenção de oferecer um edifício de alto padrão, de concepção contemporânea e isenta de ornamentos.

As torres IT & Zenith , como cada uma é chamada, compartilham também o mesmo subsolo. O edifício IT possui programa misto, residencial e comercial, enquanto o Zenith é exclusivamente residencial.

Edifício IT

O IT é o primeiro edifício de São Paulo a apresentar o uso residencial e corporativo numa mesma torre. “A metade inferior da torre concentra os pavimentos de escritórios, e a parte superior concentra os pavimentos residenciais. As residências variam de 62 a 188 m² enquanto os escritórios de 50 a 75 m²”, explica o arquiteto Pablo Slemenson.

Sua fachada utiliza diferentes acabamentos, com especial destaque para as varandas, que privilegiam a vista para a paisagem. O edifício também é composto de uma grande variedade de plantas, que configuram pequenos lofts a apartamentos de dois dormitórios.

Edifício Zenith

Com cores naturais e detalhes em vidro que harmonizam com o concreto, a torre Zenith é composta apenas pelo programa residencial, com um apartamento de 340 m² por andar. Cada apartamento possui quatro dormitórios e uma extensa área social totalmente integrada à varanda com ampla vista para o exterior.

“A ampla área social das unidades é integrada ao terraço, que ocupa a fachada voltada a leste para a Avenida Faria Lima e conta com uma incrível vista do bairro”, expõe o arquiteto.

O edifício Zenith se destaca pelo bom aproveitamento do programa das unidades habitacionais em relação à orientação e posição do edifício no terreno.

Arquitetura contemporânea

IT & Zenith - Conexão contemporânea
A fachada do IT possui diferentes acabamentos, com especial destaque para as varandas. E na torre Zenith, as cores naturais e os detalhes em vidro que harmonizam com o concreto para dar o charme do projeto Foto: Marcelo Scarpis

Sempre de aspecto limpo e regular, as fachadas do IT & Zenith mesclam o uso de concreto, vidro e tons amadeirados, que revelam a concepção contemporânea escolhida para o projeto.

O projeto de iluminação aproveita ao máximo o uso da luz solar. O uso de sancas longitudinais nas áreas comuns do edifício e spots de luz neutra faz parte do conjunto. “Essas escolhas estão de acordo com o projeto, no qual a elegância arquitetônica se traduz em simplicidade de volumes e clareza visual”, diz Pablo Slemenson.

O arquiteto caracteriza o projeto como um ‘produto do entorno’, pois foi desenvolvido para a paisagem a sua volta e totalmente conectado à malha urbana existente – uma intervenção que congrega urbanismo e arquitetura.

“Cada torre e embasamento têm suas particularidades em proporção e materiais, mas dialogam entre si e deixam claro que tudo faz parte do conjunto, seguindo os mesmos princípios arquitetônicos”, conclui.


Escritório

PSA Arquitetos Associados13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 3350
Área construída: 30.000

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo