> > > Residência em Jaguariúna

Residência em Jaguariúna

Residência em Jaguariúna
Clima de interior, estilo rústico e estrutura de madeira fazem desta casa de campo o lugar ideal para relaxar e receber os amigos Foto/Imagem:Adriano Escanhuela

Tecnologia e estilo rústico em harmonia

Uma casa confortável e pronta para receber amigos e hóspedes. Este foi o pedido dos proprietários ao escritório P.M. Arquitetura, que seguiu o partido adotado na primeira construção, mas explorou ao máximo a criatividade aliada à praticidade. Outros importantes requisitos foram incorporados, como sustentabilidade, técnica, acabamento e a integração dos sistemas de instalações.

Para considerar o desejo dos proprietários, o arquiteto Paulo Mencarini privilegiou a integração de espaços e a luminosidade natural. “Mesclei a estrutura de madeira à metálica para possibilitar os grandes vãos e adotei padrões de acabamento modernos atuais e simples, típicos da arquitetura brasileira, como a pintura dos forros, as grandes janelas de madeira e os pisos de madeira antiga”, conta.

Concepção das fachadas

As fachadas têm estrutura de madeira com fechamento em tijolo de barro maciço, revestidos com massa composta e pintura acrílica. A estrutura do telhado é de madeira aparente coberta por telhas de barro do tipo colonial exportação.

Desenvolvimento do projeto

“Durante a ampliação, o corpo principal – home theater, jantar, adega, cozinha gourmet, área externa e serviços – foi interligado por meio de um hall de distribuição”, explica Paulo.

Como recursos de automação, o projeto dispõe de sistema de iluminação externa, que é controlado por sensores de presença e fotocélula, e controle total de todos os sistemas de instalações. A adega personalizada é totalmente climatizada. No projeto de interiores, o escritório optou pela praticidade e a funcionalidade com a integração dos ambientes e de todos os sistemas de instalações.

“Buscamos inspiração na decoração realizada pelos proprietários e tentamos manter a mesma linguagem moderna integrada ao clima de interior. Para isso exploramos o conceito elegante rústico, escolhemos peças essenciais em pontos específicos da casa. É uma morada que permite sentir e apreciar os detalhes existentes em cada canto” finaliza o arquiteto.


Escritório

P.M. Arquitetura2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2010
Área do terreno: 10.000
Área construída: 1.783

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo