> > > Residência OF

Residência OF

Residência OF
Steel frame e wood frame determinam o projeto da Residência OF, casa no interior paulista desenhada e habitada por Otto Felix Foto/Imagem:Denilson Machado / MCA

Casa de arquiteto

Utilizar steel frame e wood frame foi o desejo do arquiteto paulista Otto Felix quando ele decidiu construir sua futura casa em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP). A escolha por um terreno nessa região, que combina a arquitetura do ciclo do café com uma vida boêmia, com bares e restaurantes, determinou o partido e definiu as futuras etapas do projeto de arquitetura da Residência OF.

Como a região tem relevo acidentado, Felix optou por um terreno que pudesse sofrer terraplenagem e, assim, receber fundações compatíveis ao steel frame. “Em função disso, conseguimos construir uma casa um pouquinho mais plana, além de manipular melhor os materiais como as barras de aço e as placas cimentícias”, afirma o arquiteto.

Com pouco mais de 400 metros quadrados de área construída, a Residência OF divide-se em dois blocos, um deles com planta em L e apenas duas suítes, por isso os ambientes têm metragens generosas. Destaca-se da planta principal um volume rodeado por panos de vidro onde está a área social, que inclui a sala de jantar, uma cozinha de apoio, o living e a sala de TV. Pedras em tons claros dão identidade ao outro bloco, que se caracteriza pelo uso privativo e de serviços – é ali que estão a cozinha principal, outra sala de TV, uma sala de almoço e duas amplas suítes, que se conectam aos exteriores.

“A energia e a ventilação fluem de uma maneira muito gostosa dentro da casa porque todos os ambientes têm acesso à área externa, e vice-versa”, opina Otto Felix.

A madeira predomina tanto pela adoção da estrutura em wood frame quanto no acabamento de pisos e forrosFoto: Denilson Machado / MCA

Wood frame e steel frame

O volume social da Residência OF é marcado por portas de correr em vidro que, quando abertas, integram os ambientes ao jardim. A solução foi possível graças ao wood frame, que inclui o uso de madeira em toda a estrutura, tanto nos pilares quanto nas vigas. “É uma construção simples e, ao mesmo tempo, rápida e limpa, além de energeticamente eficiente”, esclarece.

A ventilação flui de uma maneira muito gostosa dentro da casa porque todos os ambientes têm acesso à área externa, e vice-versa Otto Felix

O bloco privativo, por sua vez, abre-se para o exterior por meio de portas camarão sanfonadas de madeira, e foi erguido com steel frame. Além da estrutura metálica, ele recebeu fechamentos de placas cimentícias, vedação externa em pedra e cobertura com telha termoacústica, que também foi usada no volume estruturado em madeira. A madeira, aliás, predomina nos acabamentos: ela está presente nos pisos dos ambientes de ambos volumes, incluindo os banheiros, onde também há revestimentos em granito serrado.

Otto salienta que tanto o wood frame quanto o steel frame têm vantagens, tais como redução do desperdício, economia de energia e limpeza da obra, além do menor tempo de construção. Segundo ele, o steel frame deve ser feito totalmente a seco, ou seja, complementado com placas cimentícias no lugar dos tijolos.

A construção que utiliza essas soluções pode custar até 10% menos em comparação com a alvenaria convencional. O tempo de execução também é menor: para se ter uma ideia, após o projeto e o planejamento, leva-se de três a quatro meses para se erguer uma casa.

Residência OF - Casa de arquiteto
O espelho d’água inclui a função de aquário e piscina, convidando os moradores e visitantes a mergulharem em meio a plantas e peixes Foto: Denilson Machado / MCA

Piscina natural

O protagonismo do volume de uso social da Residência OF evidencia-se pela adoção das imensas portas de correr – são cerca de 3,35 metros de altura por 2,50 de largura cada. Além de promoverem a iluminação e a ventilação naturais, quando abertas, elas transformam o ambiente em uma varanda, conectando-o ao jardim onde está a churrasqueira e o espelho d’água, outro destaque do projeto porque reúne, em um mesmo tanque, distintos usos: piscina, lago com carpas e jardim aquático.

É um projeto onde todos se encontram, onde tudo flui naturalmente Otto Felix

O sistema de filtragem da piscina inclui um filtro biológico com vassouras e pedras, além de ultravioleta e oxigênio ativado, que gera pouca manutenção e dispensa produtos químicos como cloro – basta limpar o filtro uma vez por mês. “As pessoas se sentem confortáveis dentro da água, apesar dos peixes. E a criançada adora”, conta o arquiteto. De aspecto natural, o tanque foi cavado no terreno e revestido com uma manta de borracha que serve de suporte para areia e pedra. O visual de praia é valorizado pela iluminação em LED. “É um projeto onde todos se encontram, onde tudo flui naturalmente”, conclui.

Escritório

Otto Felix Arquitetura e Urbanismo4 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Área do terreno: 1300
Área construída: 418

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo