> > > Atelier Pompéia

Atelier Pompéia

Atelier Pompéia
Atelier foi posicionado no meio de um jardim da casa antiga Foto/Imagem:Divulgação ODVO

Atelier de jardim

O velho e o novo se confundem no projeto da ODVO Arquitetura e Urbanismo que previa a construção de um atelier de 20 m² em um terreno que já abrigava uma casa de quase 90 anos. Manter a estrutura original era o maior desafio dos profissionais.

De madeira em madeira

Uma estrutura de madeira foi lançada com a proposta de juntar o ambiente do atelier à área de jardim e entorno da residência, mantendo o aspecto antigo da casa. Sobre uma estrutura de concreto totalmente impermeabilizada estão os nove pilares e 10 vigas de madeira sapucaia que formam o anexo de 3 x 6,80 m, sustentado em um deck de 9 m². Há, ainda, uma divisória de alvenaria, destinada a separar a parte hidráulica no meio das plantas.

Na parte frontal, há quatro portas de correr em estrutura ripada – também de sapucaia – com painéis de policarbonato que se abrem para conceber a ventilação interna no ambiente. Aliado a isso, coberturas leves, manta de subcobertura e forros de madeira foram acionados para diminuir o calor e, também, o barulho.

Toda a estrutura de madeira foi protegida com verniz.

O verde preservado

O projeto foi totalmente desenvolvido para não desmatar o verde do jardim. As árvores foram plantadas em outros locais e os arbustos mantiveram-se na mesma região. O acesso ao atelier, por sua vez, aproveitou uma estreita trilha para evitar que outras plantas fossem derrubadas.


Escritório

ODVO Arquitetura e Urbanismo4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2011
Área construída: 20

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo