> > > Escola Senai de São Caetano do Sul

Escola Senai de São Caetano do Sul

Escola Senai de São Caetano do Sul
Com sistema pré-fabricado, o edifício da Escola Senai tira partido da agilidade na construção e do terreno em desnível que divide as atividades didáticas em dois blocos Foto/Imagem:NPC Grupo Arquitetura

Construção otimizada

A Escola Técnica Senai de São Caetano do Sul é o primeiro projeto que os arquitetos do NPC Grupo Arquitetura concebem para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Ela está relacionada tanto ao programa educacional quanto ao industrial. O projeto tem sistema pré-fabricado de concreto, com painéis de fachada e estrutura de metal no telhado, além de rampa e escadas, com a vantagem de padronizar sem engessar a construção.

“O sistema agiliza todo o processo, mas preserva a qualidade, minimiza a geração de entulho e o tempo de execução”, explica o arquiteto e sócio do NPC Valério Pietraroia. A implantação no terreno em desnível transversal é feita em duas frentes, cujos blocos independentes se conectam pela continuidade de suas coberturas. “Mas é com a passarela de 55 m de extensão que realizamos a ligação do passeio público ao pavimento onde acontece grande parte das atividades didáticas”, descreve Valério.

Sustentabilidade

O edifício anexo, construído sob a passarela, em um planalto com pomar, abriga o programa de apoio e esportivo – quadra poliesportiva – dando origem a uma praça superior inclinada, um pátio descoberto com bicicletário e, integrado à área verde superior, um pequeno bosque.


Escritório

NPC Arquitetura1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Área do terreno: 18.000
Área construída: 15.000

Tipo de obra:
Escolas

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo