> > > Museu do Meio Ambiente

Museu do Meio Ambiente

Museu do Meio Ambiente
Localizado em uma área do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o projeto foi estruturado a partir do entorno intensamente arborizado. Soluções sustentáveis preservam o valor patrimonial do lugar Foto/Imagem:Divulgação Mira Arquitetos

Entorno preservado

A ideia inicial para o Museu do Meio Ambiente, projetado pelo escritório Mira Arquitetos, foi valorizar a identidade de uma cidade por meio das relações que se estabelecem entre a arquitetura e a paisagem. “Intervir preservando o inegável valor patrimonial do jardim botânico no Rio de Janeiro constituiu uma das dificuldades na realização do projeto”, expõe o arquiteto Luís Eduardo Loiola.

Para modificar o espaço sem intervir na preservação do meio ambiente, o escritório utilizou soluções como a cobertura ecológica que aumentam o desempenho térmico do edifício, reduzindo o ganho do calor. O brise-soleil também contribui para o conforto térmico, pois proteger o interior da incidência direta dos raios solares.

“O entorno foi o elemento estruturador da proposta arquitetônica porque fornece os principais recursos para a implantação do novo conjunto”, comenta a arquiteta Maria Cristina Motta, sócia do escritório.

Trata-se de uma superfície de 137 hectares que abriga a área cultivada do arvoredo. Tendo em vista as características da área, definiu-se uma implantação que integra os novos edifícios altera minimamente o território e responde com sustentabilidade às questões urbanísticas e topográficas da região.

“A necessidade de coabitação harmoniosa com o entorno tão delicado determinou todas as novas edificações em sua horizontalidade máxima, com absoluto controle das escalas de projeto”, relata Luís.

Recursos naturais

A estratégia de gestão ambiental definida pelo escritório oferece respostas que abrangem as principais esferas de sustentabilidade. “Camada de ar ventilada nas fachadas, ventilação cruzada em todos os ambientes e águas pluviais captadas pela cobertura – com direcionamento para as cisternas de armazenamento e reutilização posterior na irrigação e em vasos sanitários –, foram soluções adotadas”, explica a arquiteta.


Escritório

Mira Arquitetos12 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Conclusão da obra: 2010

Tipo de obra:
Museus

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo