> > > HCor - Edifício Dr. Adib Jatene

HCor - Edifício Dr. Adib Jatene

HCor - Edifício Dr. Adib Jatene
Projetado com o conceito Greenbuilding, prédio oferece estrutura e equipamentos de alta tecnologia para centros cirúrgicos Foto/Imagem:Rogério Abbamonte

Anexo eficiente

O novo prédio do Hospital do Coração se destaca no cenário paulistano pela robusta passarela aérea que o integra ao grande complexo hospitalar da instituição. É composto por dois níveis separados por um jardim suspenso. “O edifício possui 38 novos apartamentos de internação, salas para quimioterapia, salas cirúrgicas híbridas, salas de diagnóstico, centro de convenções para 210 pessoas e outras áreas de apoio, todas equipadas com equipamentos de ponta que garantem a segurança dos pacientes e a precisão dos diagnósticos”, destaca a equipe de arquitetos da Minerbo Fuchs – escritório responsável pelo projeto.

Constituído de 13 andares e cinco subsolos, o empreendimento foi erguido para abrigar os novos centros cirúrgicos de neurologia e oncologia. De acordo com os arquitetos, a nova edificação, além de oferecer atendimento altamente eficiente, facilita a circulação dos pacientes e visitantes. “A passarela aérea que liga os prédios possui três níveis de circulação, sendo dois para o público em geral, e um para manutenção. O edifício também conta com um túnel que interliga os subsolos”.

Sustentabilidade e materiais aplicados

Elaborado com conceitos de sustentabilidade, o prédio encontra-se em processo de certificação pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) do Green Building Council americano. Foram aplicados preceitos necessários para a obtenção da certificação que incluem a escolha de materiais que geram economia à obra, eficiência energética da edificação e a utilização de sistemas prediais de alto desempenho.

A automação predial integra todos os sistemas do prédio diminuindo o consumo de energia, e a utilização de vidros de alto desempenho garante alta iluminação natural e baixa absorção térmica. “Além de aplicarmos metais sanitários de baixo consumo e sistema de reúso para diminuir o consumo de água potável, também optamos por lâmpadas LED para combater gastos com energia”, explicam os arquitetos.

Novo conceito

O empreendimento possui duas salas híbridas: uma para cirurgias cardiovasculares e outra para cirurgias neurológicas. “A sala cirúrgica híbrida é um novo conceito que agrega à sala cirúrgica equipamentos de imagem de alta definição. Além de aumentar a precisão dos procedimentos cirúrgicos, a novidade diminui a eventual recorrência do procedimento cirúrgico”, concluem.

 


Produtos utilizados nesta obra

Marmoleum New Generation

Forbo

Screenline

EuroCentro

Fornecedores desta obra

Painel Pastilhas de Vidro

Vidrotil

Painel Pastilhas de Vidro

Vidrotil

Escritório

Minerbo-Fuchs1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 1.176
Área construída: 12.746

Tipo de obra:
Hospitais
Tipologia:
Saúde

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

  • Arquitetura: Minerbo-Fuchs
  • Arquitetura: Minerbo-Fuchs - Equipe de Arquitetos: Marcelo Waetge, Maurício Barreiros, Mônica Fonte, Rodrigo Chust, Vera Lúcia Domschke
Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo